23 pessoas solicitaram a mudança de nome no documento em Roraima

 23 pessoas solicitaram a mudança de nome no documento em Roraima

Em roraima foram feitos 23 pedidos para usar o nome social

Compartilhe nosso conteúdo

Por Poliana Araújo/

Este ano, conforme o perfil do eleitorado em Roraima, eleitores transexuais e travestis terão seu nome social impresso no título de eleitor e no caderno de votação das eleições.

Ao todo, 9.985 pessoas em todo país fizeram essa escolha ao se registrar ou atualizar seus dados na justiça eleitoral. Em Roraima foram feitos 23 pedidos para usar o nome social.

O nome social é aquele que designa o gênero pelo qual a pessoa transexual ou travesti é socialmente reconhecido. A possibilidade dessa auto identificação foi aprovada pelo plenário do TSE.

“Isso é previsto desde 2018, até porque somos treinados a tratar a pessoas que existe no cadastro eleitoral, ou seja, pelo nome social. É fácil de fazer podendo ser solicitada durante o período do prazo de revisão eleitoral que este ano terminou em maio’, ressaltou o chefe do cartório eleitoral da 3º zona, Silvio Fernando.

Segundo a presidente do conselho estadual LGBT, Silvia Reis, a medida é um marco, já que antes havia muito constrangimento na hora de votar.

“Antes de 2018, na hora de votação, quando chamavam o nome do registro civil, era um tanto constrangedor. Agora com esse acesso isso poderá ser evitado, um avanço bem importante”, disse.

Luiz Valerio

Você também vai gostar de ler

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x