Haitianos que vivem em RR celebram 217 anos da independência do país com festa em praça
Hospital Geral de Roraima completa 29 anos de funcionamento

Em quase três décadas, Unidade é referência de atendimento de alta complexidade (Foto: Sesau/Ascom)
O mês de setembro tem um significado especial para os profissionais que atuam no Hospital Geral De Roraima Rubens de Souza Bento (HGR), isso porque dia 2 de setembro é comemorada a criação da unidade, que neste ano completa 29 anos de funcionamento.
Considerado referência no atendimento de alta complexidade, o HGR atende pacientes de Roraima, de outros estados e até de outros países. Nos últimos dois anos, por exemplo, a unidade atendeu mais de 188 mil pacientes.
Atualmente, o HGR conta com 221 leitos, divididos entre UTI’s, bloco de internação, o pronto socorro Francisco Elesbão e o pronto atendimento Airton Rocha.
Sendo um ano excepcional em que Roraima é afetado por uma pandemia, a diretora geral do HGR, Débora Maia, fala sobre os desafios que a equipe de saúde tem enfrentado.
“Houve uma reorganização do fluxo para acolher os pacientes com a doença, levando em consideração a questão do isolamento e da impossibilidade de receber visitas de familiares, o que gerou a necessidade de uma atenção especial. O desafio é grande, mas superamos diariamente”, explicou a diretora.
Sempre em busca de aperfeiçoamento, a saúde tem investido em equipamentos e na qualidade do atendimento e serviço. Esses avanços são analisados pelo servidor Edgar Cruz, que atua na unidade há 26 anos.
“Faz parte do crescimento profissional e a satisfação de fazer parte dessa história poder ajudar a população e também acompanhar cada evolução da unidade, cada ampliação e reforma. São quase três décadas de serviço prestado ao Estado e, mesmo com todas as adversidades, o nosso objetivo de curar pacientes e salvar vidas tem sido atingido diariamente”, salientou.
Além disso, com a construção do Bloco E, o Hospital vai receber 120 leitos novos de internação, 40 leitos clínicos e 10 salas de cirurgia. Ainda com a conclusão das obras do grande trauma, será possível reforçar o atendimento humanizado em um ambiente mais acolhedor.