Polícia desarticula quadrilha que furtava no bairro Cidade Satélite

 Polícia desarticula quadrilha que furtava no bairro Cidade Satélite

Investigação chega a criminosos que agiam no Cidade Satélite. (Foto: Polícia Civil).

Compartilhe nosso conteúdo

Uma investigação da Polícia Civil resultou no esclarecimento de um roubo ocorrido a uma residência, no bairro Cidade Satélite, em que uma jovem foi estuprada por dois homens. Devido a intensificação dos trabalhos, um adolescente de 17 anos, que vinha sendo procurado por esse e outros crimes, resolveu se entregar, o que possibilitou a apreensão de vários objetos roubados. Os policiais prenderam um receptador em flagrante, em posse de objetos furtados.

A ação policial ocorreu ao longo do dia e noite desta terça-feira, 8, e contou com a participação do GRI (Grupo de Resposta Imediata), composto por agentes do SIOP (Setor de Investigação e Operação) do 2º e 3º DP (Distritos Policiais), do NI (Núcleo de Inteligência) e do GRT (Grupo de Resposta Tática).

Vários crimes de furtos e roubos na área do bairro Cidade Satélite vinham sendo investigados pela Polícia Civil. Na madrugada do dia 19 de agosto, um crime que chocou os moradores do bairro foi registrado. Uma casa foi invadida, uma moradora foi estuprada por dois homens e vários objetos roubados do local.

Na ocasião, quatro pessoas envolvidas no roubo foram identificadas, dentre elas uma adolescente. Destes, dois participaram do crime de estupro e o caso foi levado à DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

CRIMES DE FURTOS E ROUBOS ESCLARECIDOS

De acordo com informações prestadas pela delegada titular do 3º DP, Simone Arruda, paralelamente ao trabalho da DEAM, que investigou o crime de estupro contra a jovem, vinha sendo investigada também a atuação de uma quadrilha especializada em furtos e roubos, responsável por mais de 30% desse tipo de crime no bairro.

Na última sexta-feira, 04, um morador do bairro procurou o 3º DP para comunicar que ao chegar a sua casa, por volta das 18h45, encontrou a porta dos fundos arrombada e do local foram furtados aspirador de pó, duas caixas de som, máquina de lavar de 12 kg, um televisor de 42 polegadas, fogão, botija de gás, sugar, notebook, perfumes, bolsas e um aparelho de wi-fi.

Em investigação, os policiais descobriram que os suspeitos do crime, usaram um veículo Pampa para carregar todos os utensílios da casa.

Os trabalhos apontavam que um dos autores do crime é o adolescente de 17 anos, que participou do estupro contra a jovem e que é integrante de uma facção criminosa.

Durante todo final de semana foram realizadas buscas com objetivo de localizar e prender o adolescente infrator. Devido ao cerco policial montado, o adolescente se apresentou no 2º DP e, posteriormente foi encaminhado ao 3º DP, onde foi registrado o Boletim de ocorrência e cumprido o mandado de busca e apreensão contra ele.

A delegada observou que o adolescente somente se apresentou por que faz parte de uma facção criminosa e vinha sendo ameaçado por alguns de seus pares. Com medo de ser morto resolveu procurar a Polícia.

Ainda de acordo com a delegada Simone Arruda, vem sendo investigada a atuação de infratores em casos de furtos em que entram nas casas e levam todos os objetos da residência. Nesta modalidade, a Polícia Civil identificou 20 casos, somente no bairro Cidade Satélite.

“Ao ouvirmos o adolescente, ele confessou a prática de seis desses furtos e ter auxiliado inclusive outros, contando vários detalhes dos crimes e indicando inclusive receptadores. A Polícia Civil continua investigando na tentativa de recuperar esses objetos receptados, que é crime. Inclusive um dos receptadores foi autuado em flagrante ontem mesmo. Ele adquiriu do adolescente uma caixa de som e uma máquina de lavar, todos novos, furtados da residência em que utilizaram um veículo Pampa para fazer o transporte”, disse a delegada.

As equipes da Polícia Civil investigam o proprietário do Pampa, que é contratado pela quadrilha especificamente para transportar os objetos furtados das casas das vítimas. O adolescente confessou o roubo ocorrido na casa da vítima que foi abusada sexualmente. Como ele tinha mandado de busca e apreensão, decretado pela Justiça, o adolescente foi encaminhado ao CSE (Centro Sócio Educativo).

“Esperamos que com a apreensão deste adolescente, esses crimes de furtos diminuam no bairro e contamos com a colaboração da população em enviar os vídeos, entrar em contato com a Polícia caso tenham algum suspeito, algum adolescente que tenha as características dos vídeos enviados, para que possam auxiliar na identificação dos criminosos e na recuperação dos objetos”, disse a delegada.

POLÍCIA CIVIL REALIZA BUSCAS E PRENDE RECEPTADOR

Com a confissão do adolescente, os policiais diligenciaram e conseguiram identificar e prender em flagrante um receptador que comprou objetos furtados pelo adolescente e comparsas.

Para localizar e prender o suspeito, os policiais contaram com apoio do GRT (Grupo de Resposta Tática). Trata-se de E. F. S., de 24 anos. Na casa dele os policiais aprenderam a máquina de lavar e uma caixa de som avaliada em R$ 3 mil. Vários objetos foram apreendidos durante as Diligências.

“Conseguimos esclarecer vários crimes com a apreensão deste adolescente, identificamos quem são as pessoas que agem junto com ele para a prática desses delitos e prendemos também o receptador. Contamos com o apoio dos moradores do bairro, para que possamos trabalhar para reduzirmos ainda mais os índices de criminalidade nessa região”, disse.

Bruna Cássia

Você também vai gostar de ler

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x