Haitianos que vivem em RR celebram 217 anos da independência do país com festa em praça
Projeto Renascer renova esperanças de reeducandos do sistema prisional de Roraima

arte do valor apurado nas vendas e serviço é repassado ao interno e outra para custear o próprio projeto (Nilzete Franco/Folha BV)
O Projeto Renascer está dando oportunidade e esperança a 50 reeducandos do sistema prisional de Roraima por meio de várias oficinas, onde os apenados que apresentam bom comportamento aprendem uma profissão, ganham dinheiro e tem a pena diminuída a cada dia trabalhado.
O Renascer é coordenado pelo Departamento de Direitos Humanos (DJDHC), da Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) em conjunto com a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração (Segad) e funciona no antigo prédio da garagem do Governo de Roraima, no bairro São Vicente e acompanha força de segurança.
No espaço, a população pode encontrar serviços como lava a jato, mecânica, funilaria ou lanternagem, inclusive de lixeiras e churrasqueiras personalizadas. Para estes itens o pedido deve ser feito pelo número 95 98111-4048.
O secretário da Sejuc, André Fernandes, informou que o programa existe há pouco mais de um ano e é desenvolvido com detentos que apresentam bom comportamento. “Estamos melhorando as instalações e a capacitação dos internos que participam do projeto”, disse.
Fernandes disse que parte do valor apurado nas vendas e serviço é repassado ao interno e outra para custear o próprio projeto, com a compra de matéria prima.
No caso da remissão de pena, para cada três dias de trabalho, um dia é retirado da pena, conforme os artigos 36 e 126 da Lei de Execução Penal, nº 7.210, de julho de 1984.