TJRR intensificará ações do Concórdia Virtual durante Semana Nacional de Conciliação

 TJRR intensificará ações do Concórdia Virtual durante Semana Nacional de Conciliação

Concórdia Virtual possibilita que o trabalho de mediação e conciliação seja realizado com a ajuda da tecnologia (Foto: TJ-RR/divulgação)

Compartilhe nosso conteúdo

Lançado em abril deste ano pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), com o objetivo de viabilizar a mediação e a conciliação para resolução de conflitos, mesmo durante o período de distanciamento social devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as ações do projeto Concórdia Virtual deverão ser intensificadas durante a Semana Nacional de Conciliação, que inicia dia 30 de novembro, em Roraima.

O Concórdia Virtual possibilita que o trabalho de mediação e conciliação seja realizado com a ajuda da tecnologia. As sessões e audiências são realizadas por meio de um módulo do Sistema de Inteligência Artificial de Audiências e Videoconferências (Scriba), viabilizado pela Tecnologia da Informação do TJRR, que utiliza recursos de Inteligência Artificial e já vem sendo amplamente aplicado na realização de videoconferências e audiências presenciais; além de gravação e degravação de depoimentos e inserção dos termos diretamente nos processos eletrônicos.

Com esse suporte, a equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) organizou uma agenda ampla de audiências, com base nas principais demandas que chegam ao TJRR, como conflitos familiares e relativos ao direito do consumidor, por exemplo.

O juiz coordenador do Nupemec, Aluízio Vieira, garantiu que a conciliação e a mediação fazem parte das prioridades do Tribunal de Justiça de Roraima, tendo em vista que é uma das melhores alternativas para a promoção da paz social.

“Temos alcançado bons índices de conciliação desde o ano passado e pretendemos seguir trabalhando por iniciativas próprias, como com o ConciliaRR [Concilia Roraima – Mês Estadual da Conciliação], e seguindo as ações do CNJ [Conselho Nacional de Justiça],  aderindo sempre à Semana Nacional de Conciliação”, comentou.

Desde o início do funcionamento do Concórdia Virtual, o TJRR realizou mais de 2.000 conciliações, o que corresponde a mais de 300 conciliações por mês neste período de pandemia.

A estimativa do Nupemec é que durante a Semana Nacional de Conciliação cerca de 500 acordos sejam alcançados por meio da promoção das ações da campanha do CNJ, realizada em todo o país.

Do TJ-RR

Bruna Cássia

A jornalista Bruna Cássia integra a Redação da Rádio Difusora de Roraima - AM 590

Você também vai gostar de ler

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x