Prazo para notificação da vacinação contra febre aftosa termina dia 15 em Roraima

 Prazo para notificação da vacinação contra febre aftosa termina dia 15 em Roraima

Notificação da vacinação pode ser feita pelo SIGADERR (Foto: Aderr/ascom)

Compartilhe nosso conteúdo

Até o dia 15 de novembro o produtor rural poderá notificar a vacinação contra febre aftosa. A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) espera o cumprimento do prazo de declaração da vacina, alertando aos produtores da obrigatoriedade da comunicação do ato à instituição para evitar a aplicação de multa.

A notificação da vacinação pode ser feita pelo Sistema de Informação (SIGADERR), caso o produtor tenha acesso pessoal ao sistema, além de poder declarar nas Unidades de Defesas Agropecuárias (UDAs) no Município onde está localizada sua propriedade.

Para a notificação precisa levar a nota fiscal e estratificação do rebanho, constando sexo e idade dos animais. Segundo o responsável pelo Programa Nacional de Vigilância de Febre Aftosa (Pnefa), Marcos Duarte, é muito importante que o produtor comunique a vacinação à Aderr o quanto antes, evitando multa.

A notificação, ressaltou Sylvio Botelho, médico veterinário da Aderr, é o momento em que o produtor vai atualizar seus dados junto a Aderr, principalmente os números de bovinos, equinos, suínos, aves e peixes. “O que ele tiver de criação ele precisa cadastrar para que a gente possa fazer esse controle sanitário com mais eficiência”, enfatizou.

Com valor elevado, a multa já inicia com 4 UFER por propriedade, que dá R$ 1.541,48 e mais 0,25 UFERR por animal, que dá R$ 96,34. Os valores podem chegar a um custo bem maior para o produtor, pois depende da quantidade de bovinos no rebanho.

Da Secom-RR

Bruna Cássia

A jornalista Bruna Cássia integra a Redação da Rádio Difusora de Roraima - AM 590

Você também vai gostar de ler

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x