Roraima é o estado com maior número de candidaturas na plataforma Campanha Indígena da APIB

 Roraima é o estado com maior número de candidaturas na plataforma Campanha Indígena da APIB

Plataforma possui objetivo de fortalecer e divulgar a participação de indígenas no processo eleitoral (Foto: divulgação)

Compartilhe nosso conteúdo

Roraima é o estado com o maior número de candidatos registrados no site Campanha Indígena da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) em parceria com a Mídia Ninja em conjunto com a Mídia Ìndia. 

Até o momento, já foram cadastradas 40 candidaturas do Estado na plataforma, que possui o objetivo de fortalecer e divulgar a participação das lideranças indígenas no processo eleitoral. 

Do total de candidatos de Roraima, 21 são homens e 19 mulheres. A maioria deles, 34, concorrem a uma vaga ao cargo de vereador, três ao de prefeito e outros três ao de vice-prefeito. 

O número do Estado representa 29,2% de todas as candidaturas registradas no site da Apib, que já conta com 131 candidatos de todo o país. 

Na sequência de Roraima, os estados com maiores números de candidatos indígenas na plataforma são Bahia, com 20, Paraná, com 17 e Santa Catarina, com oito. 

EM NÚMEROS: 

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Roraima registrou 148 candidaturas de pessoas autodeclaradas indígenas nas Eleições Municipais de 2020. O número representa 7,9% do total de candidaturas registradas pela Justiça Eleitoral em todo o estado, que soma 1.875. 

Colaboração do jornalista Bryan Araújo

Bruna Cássia

A jornalista Bruna Cássia integra a Redação da Rádio Difusora de Roraima - AM 590

Você também vai gostar de ler

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x