Roraima está na segunda colocação no Índice de Transparência da Covid-19

 Roraima está na segunda colocação no Índice de Transparência da Covid-19

Ilustração do vírus (Foto: divulgação)

Compartilhe nosso conteúdo

O estado de Roraima saiu da antepenúltima colocação no ranking nacional para o segundo lugar entre os estados brasileiros. A pesquisa foi feita pela ONG Open Knowledge Brasil e está disponível no site transparenciacovid19.ok.org.br.

Divulgado no dia 07 de outubro, o ranking destacou Roraima como estado que teve maior avanço, com 31 pontos a mais, saindo de 64 pontos para 95. E passou a dividir o segundo lugar com o estado de Minas Gerais.

Segundo o estudo, “Roraima implementou diversas melhorias no período, sobretudo em seu painel de visualização, e passou a divulgar base de microdados detalhada”.

Nessa nova atualização, Roraima ficou na frente da Paraíba (com 62 pontos), Santa Catarina (com 85 pontos), Tocantins (com 74 pontos) e Alagoas (com 88 pontos).

Metodologia

O Índice da Transparência da COVID-19 nos estados e União leva em conta três dimensões e 26 critérios: conteúdo, granularidade e formato.

No item “conteúdo” são considerados idade, sexo, raça/cor e hospitalização dos pacientes confirmados, além de dados sobre a infraestrutura de saúde, como ocupação de leitos, testes disponíveis e aplicados.

Em “granularidade”, o estudo avalia se os casos estão disponíveis de forma individual e anonimizada; além do grau de detalhamento sobre a localização (por município ou bairro, por exemplo).

E no “formato”, consideram-se pontos positivos a publicação de painéis analíticos, planilhas em formato editável e navegação simples.

A OKBR

A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no Brasil desde 2013, com desenvolvimento e incentivo do uso de tecnologias cívicas e de dados abertos.

Além disso, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Com informações da Secom-RR

Bruna Cássia

A jornalista Bruna Cássia integra a Redação da Rádio Difusora de Roraima - AM 590

Você também vai gostar de ler

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x