Casa do Mel é entregue para produtores de Roraima

 Casa do Mel é entregue para produtores de Roraima

Governo entrega Casa do Mel para produtores de Roraima (Foto: Secom-RR)

Compartilhe nosso conteúdo

Em apoio aos produtores de mel do Estado, o Governo de Roraima entregou nesta segunda-feira, 19, no Distrito Industrial, a nova sede da ASA (Associação de Setentrional de Apicultores de Roraima).

O prédio vai atender 190 apicultores beneficiando de forma direta e indireta 400 famílias.

A reforma e cedência do prédio ocorreu após o aumento da produtividade e das vendas e a dificuldade dos produtores no beneficiamento do mel por conta da falta de espaço físico na região de Monte Cristo, que não contemplava mais a necessidade.

O governo de Roraima sensibilizado com a necessidade e buscando ajudar os produtores de Mel, procurou uma nova estrutura para abrigá-los. A chave do novo imóvel foi entregue pelo governador Antonio Denarium para o representante dos produtores de mel, Pedro de Freitas.

“O Governo de Roraima está valorizando quem trabalha e produz, os produtores de mel tinham uma deficiência em sua infraestrutura física e nós através da Codesaima e Seplan [Secretaria de Planejamento] viabilizamos um galpão para a instalação da Associação. Nós fizemos esse ano um trabalho efetivo de apoio para a Associação. Com a nova estrutura nós vamos ter condições de ampliar a produção de mel no Estado”, afirmou Denarium.

Além disso, o governador Antonio Denarium autorizou por meio da Desenvolve-RR a liberação de uma linha de crédito aos produtores para a compra de mais colmeias. 

“A Desenvolve por minha determinação vai financiar todos os produtores para a aquisição de novas colmeias, ou seja, caixas novas para aumentar a produção de mel. Estamos incentivando o crescimento do setor e valorizando a agricultura familiar”, ressaltou.

O representante dos produtores associados, Pedro de Freitas, ficou satisfeito com a nova estrutura cedida pelo Governo. “Nós produtores estamos muito felizes com a nova Casa do Mel. Hoje a nossa expectativa é  em dois anos dobrar a produção para 800 ou que sabe até 1000 toneladas”, revelou.

Qualidade do produto

Além do prédio, o Governo também presta apoio técnico com a Seapa e a Aderr na elaboração de projetos e no Selo de Inspeção Estadual, que atesta a qualidade e a origem do produto.

O presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária) falou sobre o trabalho prestado pela agência junto aos trabalhadores.

“Nossa intenção nessa parceria é estar próximo ao produtor, fazendo com que ele siga as normas e faça as adequações da sua produção. Não é apenas fiscalizar, mas ensinar os produtores a agregar valor ao seu produto, conquistando novos mercados” esclareceu.

Com informações da Secom-RR

Bruna Cássia

A jornalista Bruna Cássia integra a Redação da Rádio Difusora de Roraima - AM 590

Você também vai gostar de ler

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x