Redução do nível dos rios prejudica serviço da balsa do Passarão em Boa Vista

 Redução do nível dos rios prejudica serviço da balsa do Passarão em Boa Vista

Balsa encalhou duas vezes no último domingo (Foto: divulgação)

Compartilhe nosso conteúdo

A redução dos níveis na calha do rio Branco nos últimos meses está comprometendo o serviço de transporte de veículos e de pessoas pela balsa do Passarão, via rio Uraricoera, na zona rural de Boa Vista.

Conforme dados da Agência Nacional de Águas e da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, o nível do rio Branco, que chegou a 6,96m no final do mês de junho, nesta terça-feira, 2, está com 1,23m. Isto afeta toda a bacia hidrográfica.  

De acordo com o diretor do Departamento de Produção Agropecuária da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Diego da Silva Barberena, será necessário construir uma estrutura na margem do rio Uraricoera, na Vila do Passarão, para evitar o encalhe da balsa.

Enquanto este trabalho não for feito, uma das alternativas para garantir segurança aos usuários e não atrapalhar o funcionamento do serviço é reduzir o peso da carga por travessia.

“A balsa ficou encalhada duas vezes no domingo. Já solicitamos apoio da Secretaria de Infraestrutura para construção de uma estrutura, a fim de impedir o encalhamento. Este trabalho inclusive já foi feito margem oposta do Uraricoera. Neste momento, será necessário diminuir a quantidade de veículo por travessia. Isso acarretará tempo maior de espera para quem precisa atravessar o rio, mas garantirá segurança”, enfatizou Diego Barberena.  

Da Secom-RR

Bruna Cássia

A jornalista Bruna Cássia integra a Redação da Rádio Difusora de Roraima - AM 590

Você também vai gostar de ler

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x