Prazo para notificação da vacinação contra febre aftosa termina dia 15 em Roraima

Compartilhe nosso conteúdo

Até o dia 15 de novembro o produtor rural poderá notificar a vacinação contra febre aftosa. A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) espera o cumprimento do prazo de declaração da vacina, alertando aos produtores da obrigatoriedade da comunicação do ato à instituição para evitar a aplicação de multa.

A notificação da vacinação pode ser feita pelo Sistema de Informação (SIGADERR), caso o produtor tenha acesso pessoal ao sistema, além de poder declarar nas Unidades de Defesas Agropecuárias (UDAs) no Município onde está localizada sua propriedade.

Para a notificação precisa levar a nota fiscal e estratificação do rebanho, constando sexo e idade dos animais. Segundo o responsável pelo Programa Nacional de Vigilância de Febre Aftosa (Pnefa), Marcos Duarte, é muito importante que o produtor comunique a vacinação à Aderr o quanto antes, evitando multa.

A notificação, ressaltou Sylvio Botelho, médico veterinário da Aderr, é o momento em que o produtor vai atualizar seus dados junto a Aderr, principalmente os números de bovinos, equinos, suínos, aves e peixes. “O que ele tiver de criação ele precisa cadastrar para que a gente possa fazer esse controle sanitário com mais eficiência”, enfatizou.

Com valor elevado, a multa já inicia com 4 UFER por propriedade, que dá R$ 1.541,48 e mais 0,25 UFERR por animal, que dá R$ 96,34. Os valores podem chegar a um custo bem maior para o produtor, pois depende da quantidade de bovinos no rebanho.

Da Secom-RR

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments