Festival de Cinema Latino-Americano começa edição online com exibição de 36 filmes

  • Cultura

Com uma programação de 36 filmes, começa hoje (9) o 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Realizado em edição online pela primeira vez, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o evento é totalmente gratuito e reúne obras de 15 países da América Latina e do Caribe, que serão exibidas até o dia 22.

Organizado pela Associação do Audiovisual, com patrocínio da Spcine e apoio do Sesc São Paulo, o festival conta com uma seleção inédita, batizada de Foco América Central. Fazem parte dela cinco títulos da Costa Rica, de Cuba, El Salvador e Honduras que receberam boas avaliações da crítica especializada.

Também estão na programação a tradicional seção Contemporâneos, integrada por 21 filmes lançados recentemente – dos quais 19 são inéditos no país – e a Homenagem BrLab 10 Anos, de longas-metragens produzidos pelo laboratório.

Referência na América Latina, o BrLab foi criado em 2011 como parte da programação do festival e consiste em um evento anual, destinado a dar visibilidade a projetos em desenvolvimento e à capacitação de profissionais do setor audiovisual.

O público também poderá assistir a encontros e debates sobre cinema, todos realizados em ambiente virtual. Entre os temas abordados estão políticas públicas voltadas para o setor e  cinema independente na América Latina.

Segundo o cineasta Francisco Cesar Filho, a edição atual do festival mantém “o espírito” do evento, embora seja mais enxuta do que as anteriores, que já chegaram a abranger em torno de 120 filmes. Para ele, o formato virtual tem uma vantagem: torna as produções mais acessíveis a todos, já que podem ser assistidas de qualquer local.

Os filmes ficarão disponíveis nas plataformas Looke, Sesc Digital e Spcine Play, das 20h de hoje até o final do evento. Porém, eles poderão ser assistidos somente até atingir o número máximo de visualizações definido pelos produtores e distribuidores.

A cerimônia de abertura do festival será às 19h desta quarta-feira e pode ser acompanhada pelo site do evento. Já a cerimônia de encerramento ocorre  na próxima quarta-feira (16), às 19h, no mesmo endereço.

O evento conta com o apoio dos consulados da Argentina, do Chile, da Colômbia, de Cuba, do Equador, México, Paraguai e Uruguai localizados em São Paulo.

Da Agência Brasil

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.