Potencial para energia solar em RR chama atenção de empresas

  • Economia

A intensidade da insolação diária em Roraima traz um enorme potencial para geração de energia fotovoltaica, fato que desperta o interesse e investimentos no setor que tem se tornado competitivo na cidade de Boa Vista. Empresários estão cada vez mais motivados e lançam um novo olhar para o extremo norte do país, que mesmo não estando à frente no ranking na instalação de sistemas de energia solar, apresenta recursos naturais para a geração de uma energia eficiente e limpa. Empresas mais antigas têm qualificado seus recursos materiais e funcionários para atender os clientes, enquanto outras estão se instalando e pretendem ficar por bastante tempo, já que as expectativas de crescimento para o setor são uma realidade.

Um desses empresários é o Gabriel Antunes, que atua com instalação de energia solar há dois anos na região. A empresa dele fornece instalações em Rondônia, Amazonas e agora em Roraima. “A região Norte por si só é muito boa para esse tipo de investimento por conta da insolação que é mais intensa do que na região Sul, por exemplo, e só fica atrás da região Nordeste”, pontuou Gabriel.

Gabriel, que é do Paraná, adiciona outros fatores que o trouxeram para o estado. “Foi a oportunidade de abrir um leque tanto para gerar empregos, quanto para trazer algo inovador para os moradores da região. Trouxemos boa mão de obra, bom atendimento e acompanhamento pós-venda”, disse.

Mesmo com a pandemia, ele afirma que o setor não entrou em crise e a expectativa é que todas as empresas que oferecem o serviço tenham um bom faturamento ao final do ano. “Vejo isso como uma oportunidade para várias empresas crescerem em Roraima e ofertar uma solução de energia de qualidade para as pessoas. Com certeza é algo que veio para ficar, imagino uma região com 100% de energia solar no futuro”, enfatizou.

Assim como Gabriel, o empresário George Giordani viu uma oportunidade de trazer contribuições para a qualidade de vida dos moradores da região por meio de uma energia limpa e eficiente. A empresa que ele gerencia faz parte de uma franquia e está em Roraima há um ano e meio.

“Moro aqui [em Roraima] há mais de 15 anos e sei das dificuldades que enfrentamos por conta da baixa qualidade do serviço de energia. Então vimos a oportunidade de contribuir de duas formas: na diminuição do combustível que abastece as usinas termoelétricas gerando poluentes; e na economia, já que o uso do sistema de energia solar gera redução na tarifa final”, destacou o empresário.

Ele acrescenta que, desde o início da operação da empresa em Roraima, notou alto crescimento na aquisição de instalações de geração de energia solar. A expectativa é que esse avanço do setor no estado continue conquistando consumidores das classes residencial, empresarial, e do setor público. “Do ano passado para cá notamos um grande crescimento de instalações por isso acredito que até o final do ano esse número dobre”, adicionou.

Até o início deste ano, Roraima possuía 226 unidades de geração de energia fotovoltaica (FV) instaladas, beneficiando 279 Unidades Consumidoras (UC) de acordo com a ANEEL.

Fonte: Fórum de Energias Renováveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.