UERR lança primeiro audiobook sobre a história de Roraima

A história de Roraima agora está disponível no formato de áudio, chamado no meio literário de audiobook. A obra “Da colonização ao Estado”, foi escrita pelo professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Lúcio Galdino, e está disponível para download de forma gratuita no catálogo da UERR Edições, por meio do endereço edições.uerr.edu.br.

A primeira edição impressa do livro é de 2017, e seu primeiro volume da coleção está dividido em 81 páginas e trata do contexto histórico e geográfico na questão indígena do Brasil, em especial no estado de Roraima, ao abordar sua formação territorial, passando pela fase de emancipação em 1988, quando ocorreu a promulgação da Constituição Federal, resultado da pesquisa de doutorado do autor.

“Essa obra é dedicada ao povo roraimense, em especial, os povos indígenas do Estado de Roraima, que lutam e lutaram por sua territorialidade, sobrevivência e dignidade ética”, disse o autor.

Ele explicou que o trabalho tem o objetivo de garantir o acesso de pessoas com deficiência, principalmente visual, a trabalhos literários, além de servir como inspiração para outros escritores. “Apesar de estarmos avançando na produção de materiais didáticos em formatos acessíveis, como braile e audiobook, percebemos que a quantidade ainda é muito baixa, dando pouquíssimas opções de autores e títulos para este público”, comentou.

Para tornar a escuta mais agradável e levar os leitores a uma experiência diferente, o autor se dedicou a pesquisas sobre sonoplastia que, integradas as nuances da narração, pudessem ajudar a construir imagens mentais de situações e personagens retratadas na obra, ao mesmo tempo em que estimulassem o senso crítico. O projeto foi financiado pela Lei Aldir Blanc via secretaria estadual de Cultura.

A diretora de Pesquisa da Universidade, professora Isabella Coutinho, ressaltou que este é o primeiro audiobook lançado pela instituição de ensino. “Esse é o primeiro material em áudio livro que promove acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva que é lançado pela instituição. É um marco para nós, e pelo fato do conteúdo ser a história de Roraima, torna-se um marco duas vezes”, destacou.

Lúcio Galdino também é autor dos títulos Roraima: Sociedade, política e meio ambiente (Tomo II) e Roraima: Questão indígena (Tomo III).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.