Muito esperado pela população roraimense, o Hospital do Amor foi inaugurado em Boa Vista, capital do estado, na tarde desta quarta-feira, dia 2, e se tornou um marco em Roraima.
A unidade é vinculada ao Hospital de Barretos, referência no tratamento e prevenção do câncer no brasil.
Mantido pela Fundação PIO XII, o espaço para a construção da unidade de saúde foi concedido pelo Governo do Estado.
Já a construção foi possível por meio de recursos no valor de R$ 30,8 milhões, de emendas parlamentares do deputado federal Hiran Gonçalves e da ex-senadora Ângela Portela.
A inauguração foi marcada com a presença do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que afirmou que a unidade é fundamental para o estado.
A equipe do hospital de amor foi capacitada em Barretos para seguir com o padrão de atendimento aos pacientes. Os atendimentos serão feitos 100% pelo SUS. A unidade funciona na avenida Via das Flores, bairro Pricumã, na Zona Oeste de Boa Vista.
Além da unidade fixa, o Hospistal de Amor tem uma carreta com equipamentos modernos. A unidade móvel vai percorrer os municípios de Roraima com exames de prevenção ao câncer.
Com o hospital em funcionamento, o Governo do Estado deve economizar com o tratamento fora do domicílio (TFD), pois o hospital vai atender os pacientes do SUS.