Governador e ministro anunciam criação do primeiro Instituto Federal Indígena

  • Geral

O governador Antonio Denarium, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Marcelo Ponte, participaram na manhã desta sexta-feira, 29, do anúncio de obras no município de Pacaraima.

O ministro anunciou a implantação do Instituto Federal Indígena em Roraima. “Vamos iniciar os estudos da implantação do Instituto Federal Indígena aqui em Roraima. Será o primeiro do Brasil. São sonhos e acredito que em breve vamos realizá-los”, ressaltou Milton Ribeiro.

O governador Antônio Denarium aproveitou para anunciar a liberação e o envio de R$1 milhão do MEC (Ministério da Educação) para reforma da Escola Estadual Indígena José Marcolino e da quadra esportiva da unidade.

As obras serão realizadas pelo Executivo estadual, com recursos de emendas parlamentares e processos executados por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas).

“Logo teremos a liberação do recurso para o início das obras da escola e do instituto aqui na região. Estamos recebendo apoio do presidente Jair Bolsonaro também na produção agrícola mecanizada, que vai dar segurança alimentar para os nossos povos indígenas”, destacou o governador.

A solenidade ocorreu na comunidade do Contão e contou também com a presença da secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, da presidente da Sodiurr (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima), Irisnaide de Souza, de tuxauas de comunidades da região e demais autoridades do Estado.

As obras anunciadas, quando prontas, oferecerão aos moradores dos municípios de Pacaraima, Uiramutã e Normandia melhorias na estrutura de atendimento e na qualidade de ensino.

Escrito por Francis Silva