ALTA COMPLEXIDADE | Governo adquire equipamento para reforçar cirurgias neurológicas em Roraima

Nos últimos três anos, a saúde pública de Roraima tem passado por um processo de modernização, graças ao trabalho de reestruturação que está sendo realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde. Desta vez, o planejamento estratégico de fortalecimento da atenção em Urgência e Emergência no Estado está garantindo avanços também na área da neurocirurgia, com a aquisição de Neuronavegador para o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Para adquirir o equipamento, foram investidos R$ 524.900,00 com recursos próprios do Estado.

O neuronavegador foi instalado no HGR e a equipe está sendo treinada para manusear o equipamento, que consiste em um conjunto composto por sistema de navegação cirúrgica controlado por notebook, contém caixa portadora de instrumentos para administração no procedimento e caixa de suporte, ou seja, é leve, moderno e portátil.

“Pela primeira vez na história da saúde de Roraima, a população do Estado terá à disposição um equipamento de ponta e de altíssima importância nos procedimentos neurocirúrgicos. Com o nosso planejamento de governo para modernizar a saúde em termos tecnológicos, somado aos esforços da Sesau em executar com eficiência a nossa determinação, o nosso Estado está avançando cada vez mais na oferta dos serviços de saúde”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

“Agregar avanço tecnológico na saúde de Roraima é uma das melhorias planejadas pelo Governo do Estado, e a Sesau está garantindo um avanço inédito para a nossa população inserindo esse equipamento no HGR. É um benefício para os usuários da neurocirurgia e é a valorização do trabalho dos profissionais que atuam nessa área, que prestarão o serviço com mais qualidade”, reforçou o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.

Aparelho será fundamental para ampliar cirurgias neurológicas no HGR

O neuronavegador é um equipamento utilizado para localizar determinadas lesões cerebrais, medular ou em coluna vertebral e tem o objetivo de facilitar a realização dos procedimentos cirúrgicos. Será o primeiro da especialidade de neurologia dentro do SUS (Sistema Único de Saúde) em Roraima.

De acordo com o médico neurocirurgião Fabrício Freitas de Almeida, coordenador do serviço de neurocirurgia do HGR, a valorização da área de neurocirurgia pelo Governo do Estado por meio da aquisição do novo equipamento, deve garantir mais segurança e exatidão nas cirurgias, reduzindo significativamente o risco de sequelas durante a realização do procedimento.

“De forma bem sucinta, o neuronavegador é um GPS para a neurocirurgia. Com esse equipamento, eu consigo dizer com exatidão onde está uma lesão que precisa ser operada. Por meio do conhecimento da anatomia do corpo humano que nós temos, com o apoio de um exame de imagem previamente realizado, nós conseguimos manejar esse equipamento para localizar com exatidão a origem de uma anormalidade no corpo humano, para que o tratamento seja rápido e objetivo”, pontuou.

Segundo o diretor geral do HGR, Anderson Benetta, com a neurocirurgia do Estado tendo a capacidade de serviço ampliada com a aquisição de equipamentos, a demanda por procedimentos neurocirúrgicos deve ser amplamente acelerada.

“Com essa aquisição pode-se dizer que o nosso hospital está alcançando um nível de modernização na prestação de serviços que o equipara a grandes centros neurocirúrgicos do país, o que nos dá, além de celeridade na realização dos procedimentos, a segurança de não ter que encaminhar nossos pacientes para tratamento fora de domicílio”, destacou o diretor.

Escrito por Lucas Sechi