A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA | Hemoraima realiza a Semana do Doador Voluntário Destaque

  • Geral

Neste mês, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) celebra uma data muito especial, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro. Para agradecer o ato de solidariedade e sensibilizar a sociedade sobre a importância desse gesto, a Unidade realizará, entre os dias 22 e 26 de novembro, a Semana do Doador Voluntário de Sangue.

A programação, que começa na próxima segunda-feira, tem como objetivo homenagear os mais de 66 mil doadores cadastrados e conquistar novos voluntários. Doar sangue é um ato de amor e solidariedade. Com uma ação rápida, simples e segura, milhares de vidas são salvas.

“Esperamos que a semana seja um sucesso. A Unidade está tomando todos os cuidados para receber o público nesse momento tão especial, ou seja, os servidores farão a orientação em relação ao distanciamento; o uso de álcool em gel; a higiene das mãos para que haja a segurança necessária, porque ainda estamos em situação de pandemia. Enfim será uma semana muito produtiva e contamos com todos”, afirmou o governador Antonio Denarium.

De acordo com a gerente de Captação, Juliane Uchoa, o Hemoraima quer agradecer pela disponibilidade e, por acreditar na doação de sangue voluntária e altruísta, durante a próxima semana, os doadores devem receber brindes e homenagens feitas pela equipe da Unidade, além de um lanche especial.

“Nesse período, estaremos com uma programação diferenciada; os nossos doadores serão mimados e participarão de um sorteio, como forma de homenagear e agradecer pelo ato solidário que é a doação de sangue”, completou Juliane.

Unidade recebe doações de voluntários de instituições parceiras neste e no próximo fim de semana

A Unidade funcionará neste sábado, dia 20, para a Campanha de doação realizada pela 2ª Igreja Presbiteriana de Roraima. No próximo sábado, dia 27, será a vez do Grupo Adventista de Motocicleta.

“A meta é receber nos dois sábados 160 doações ao todo, ou seja, estamos esperando a participação de 80 pessoas de cada igreja, no período das 7h às 12h, mas a população também será bem-vinda, pois quanto mais doadores cadastrados melhor para que possamos ter condições de manter o estoque. Novembro também é conhecido como o mês da solidariedade e vamos juntos comemorar a semana do doador de sangue. O seu ato de amor pode salvar e fazer a alegria de até quatro pessoas”, ressaltou a gerente de Captação.

Quem pode doar sangue

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (ou 59 anos e 11 meses para a primeira doação).

Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal, bem como cópia da Carteira de Identidade. É necessário ter mais de 50 quilos, deve estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. Também é preciso observar os intervalos entre as doações de sangue: três meses para homens e quatro meses para mulheres.

O Hemoraima atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h. A Unidade está localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima.

Escrito por Aymê Tavares