NO CORONEL MOTA | Mais de 60 pacientes foram atendidos durante ação do Novembro Azul neste sábado Destaque

Sábado dedicado aos cuidados com a saúde. É que foi realizado hoje o primeiro dia de atendimento médico da Campanha Novembro Azul realizada pela Clínica Especializada Coronel Mota. Durante toda a manhã, foram atendidos 62 homens que fizeram agendamento prévio durante a programação feita nos dias 11 e 12 deste mês. As consultas começaram às 7h e seguiram até o final da manhã.

Trata-se da ação programada para este mês na Unidade Coronel Mota, com intuito de promover a conscientização da campanha Novembro Azul, que busca sensibilizar o público masculino sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

“É o Governo de Roraima levando saúde para quem precisa e reforçando a atenção aos cuidados com o bem-estar do homem, por isso, durante todo o mês, estaremos com essa programação especial no Coronel Mota para atender o público masculino que também precisa ter um cuidado especial com a saúde”, reforçou o governador Antonio Denarium.

Os pacientes passaram pela consulta com os médicos urologistas e, durante o atendimento, puderam apresentar também o resultado do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), que foi liberado para realização durante a Campanha.

“A novidade deste ano é que os pacientes receberam os encaminhamentos para fazer o exame de sangue, antes das consultas, ou seja, foi tudo planejado para deixar o paciente preparado para a consulta de hoje”, enfatizou o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.

Ação continua ao longo do mês na Clínica Coronel Mota

De acordo com a diretora da Clínica Especializada Coronel Mota, Rayane Phranklismar, as consultas são destinadas para homens acima dos 45 anos e continuarão no próximo sábado, dia 27, para aqueles que realizaram o agendamento prévio na Unidade.

“Hoje teve lanche especial, água de coco, tudo muito organizado para garantir um atendimento de qualidade e humanizado. Para o próximo sábado ainda temos algumas senhas disponíveis, por isso aqueles homens interessados ainda podem procurar o Coronel Mota, mas precisam ter em mãos um documento com foto, o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e o comprovante de residência, para poder receber a senha”, finalizou a diretora.

Câncer de próstata pode ser tratado no SUS

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. Em Roraima, em 2019, foram registrados 19 casos de câncer de próstata. No ano passado, foram registrados 30 casos, e este ano 26 novos pacientes iniciaram o tratamento para a doença.

Na rede estadual, a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), que funciona como complexo do HGR (Hospital Geral de Roraima), é a Unidade referência para o tratamento da doença e oferece aproximadamente 28 serviços exclusivamente a pessoas com câncer. Com atendimento de segunda-feira a sexta-feira, a equipe está pronta para receber a população das 7h30 às 12h e das 14h às 18h.

 

Escrito por Lidiane Oliveira