PEQUENAS CIRURGIAS | Dez procedimentos são realizados no primeiro dia de retomada no Coronel Mota D

A semana começou com boas notícias para a saúde roraimense. Nesta segunda-feira, dia 29, o Hospital Coronel Mota recebeu dez pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos, na especialidade de dermatologia, no primeiro dia de retomada das pequenas cirurgias, marcando um novo momento para a saúde de Roraima, uma das áreas prioritárias para o Governo do Estado.

Durante toda a manhã a equipe da unidade recebeu os pacientes que fizeram anteriormente o cadastro prévio. Eles receberam a assistência necessária para que as pequenas cirurgias fossem realizadas sem nenhum imprevisto.

“Com o avanço no trabalho de enfrentamento da pandemia está sendo possível retomar alguns serviços como as pequenas cirurgias no Coronel Mota, o que nos deixa muito satisfeitos em poder, neste primeiro momento, colocar em prática o planejamento montado para a retomada nas especialidades de dermatologia e cirurgia geral”, esclareceu o governador Antonio Denarium.

A diretora da Unidade, Rayane Phranklismar, explica que para o reinício das cirurgias foram identificadas as demandas e iniciado o plano de retomada, que consistiu na reorganização da escala médica, aquisição de mais insumos e preparação do fluxo de atendimento.

“A nossa expectativa é realizar pelo menos 10 cirurgias diariamente. Hoje, na área de dermatologia, foram realizados todos os procedimentos previstos, incluindo a retirada de pintas, verrugas, cistos, entre outros. São demandas que precisaram ser suspensas por causa do pico da pandemia enfrentado no Estado, e que hoje estão sendo retomados”, completou a diretora.

De acordo com o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, são cirurgias de pequeno porte, mas de grande importância para os pacientes e para a saúde deles como um todo.

“E vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais e seguir o planejamento para alcançar também outras especialidades. Esse é um serviço totalmente gratuito e que vem melhorar o atendimento prestado à população na área da saúde”, enfatizou o secretário.

Pacientes aprovam iniciativa no primeiro dia de atendimento

A dona de casa Antunina Martins de Araújo, de 54 anos, foi uma das primeiras pacientes a realizar o procedimento que tanto aguardava.

“Tirei um sinal do meu pescoço e a sensação é de alívio de felicidade, porque eu estava muito preocupada, pois tive suspeita de câncer de pele então fiquei preocupada, e como agora foram liberadas as pequenas cirurgias estou muito feliz em poder retirar este sinal”, destacou a dona Antunina.

Para Carlos Lins, o sentimento também é de alegria ao ter passado pela cirurgia.

“Eu estava na expectativa de fazer a retirada dessa verruga e foi tudo bem, foi feita a cirurgia e foi feita a cauterização. A equipe foi bem profissional e foi tudo tranquilo e agora a sensação é de alívio porque me incomodava muito. Agora, graças a Deus o incômodo acabou. Espero que todos possam ser alcançados aqui no Coronel Mota”, agradeceu.

Escrito por Aymê Tavares