APP ZERA FILA RR | Pacientes podem realizar recadastramento com apoio de profissionais da saúde

O recadastramento pelo Aplicativo “Zera Fila RR”, disponível na Play Store para celulares Android, continua aberto para os pacientes que estão na fila única de cirurgias. E, aqueles que tiverem alguma dificuldade para acessar o aplicativo, também podem contar com o auxílio presencial de servidores que estão realizando o suporte no Hospital Coronel Mota e Hospital das Clínicas, de manhã e de tarde, e no Centro de Referência da Saúde da Mulher, das 18h30 às 21h. Nas Unidades do interior também está sendo disponibilizado auxílio para o recadastramento.

O App Zera Fila RR é uma das medidas colocadas em prática pelo Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), para acelerar a retomada das cirurgias eletivas e tem como foco identificar o real quantitativo de pessoas que aguardam por algum tipo de procedimento cirúrgico. O recadastramento segue até a próxima segunda-feira, dia 6.

“Essa foi a medida definida para esse primeiro momento, pois, precisamos primeiro identificar qual a real demanda de cirurgias eletivas. Após o recadastramento, vamos partir para a avaliação da capacidade instalada, para que possamos avançar no planejamento e colocar em prática outras etapas, que incluem a organização do fluxo de atendimento, atualização de exames desses pacientes, se necessário, e definição sobre o início dos procedimentos”, esclareceu o governador Antonio Denarium.

De acordo com o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, acessar o App Zera Fila RR é simples e rápido, mas em casos de dúvidas e dificuldades causadas pela falta de conexão, acesso ao aparelho celular, as equipes estão preparadas para prestar todo apoio necessário na Capital e nas unidades do Interior também.

“Com a implementação desse App e o apoio presencial, estamos oferecendo o suporte que a população precisa por meio de aparelhos telefônicos que foram disponibilizados pela Sesau. Queremos, com isso, continuar cumprindo nossa função social e nossa missão, que é atender o mais breve possível à população nas demandas de cirurgias eletivas”, enfatizou.

ATENDIMENTO PRESENCIAL REFORÇA HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE

Na Capital, o Hospital Coronel Mota está sendo a Unidade mais procurada pelos usuários, durante a manhã e tarde. As equipes do Same (Serviço de Arquivo Médico e Estatística) está disponível para o atendimento.

Marcus José de Almeida é um dos servidores da unidade que está auxiliando os usuários para o acesso ao App. Para ele, o sentimento que fica é de dever cumprido.

“O que sempre digo para quem busca nosso apoio é que o importante é fazer o recadastramento e não esquecer de ter em mãos a documentação completa, incluindo o RG, CPF, Cartão do SUS e o email, porque tendo os dados em mãos é bem simples e rápido preencher o formulário que é bem didático. Ao longo desse tempo várias pessoas passaram por aqui e puderam tirar as dúvidas. Esclarecer tem sido uma experiência positiva pra mim”, destacou o técnico.

Para Francisco Nascimento, que realizou o recadastramento para a cirurgia do seu pai, o aplicativo foi de fácil acesso e, agora, as expectativas para a realização da cirurgia são as melhores.

“Acessar o aplicativo foi fácil, ele solicita informações simples e importantes, teve algumas perguntas que fiquei na dúvida, por isso, procurei a unidade, mas foram sanadas e agora estamos aguardando pela cirurgia. Quando se trata de cirurgia eletiva o problema é nacional, mas com esse aplicativo, logo mais, todas as cirurgias serão realizadas”, destacou Francisco.

Escrito por Aymê Tavares