Governo anuncia regularização fundiária do Projeto de Desenvolvimento Sabiá

As 300 famílias da agricultura familiar que vivem no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Sabiá, em São João da Baliza, vão realizar em breve o sonho de serem donas de fato e direito das terras de onde tiram o sustento. Em uma reunião com a associação de produtores da região, vereadores e a prefeita do município, Luiza Maura, o governador Antonio Denarium anunciou que o Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) vai iniciar os trabalhos para a regularização fundiária da localidade.

A ação faz parte do Aqui Tem Dono, o maior programa de regularização fundiária da história de Roraima. “Já ordenei que o Iteraima inicie os trabalhos na região. É um compromisso do Governo do Estado fazer o levantamento de toda a área, averiguar a documentação e trabalhar na emissão do título definitivo”, afirmou o governador Antonio Denarium.

O presidente do Iteraima, Márcio Grangeiro, explicou que com a transferência de terras da União para Roraima, a área do Projeto Sabiá não foi destacada. “Esss terras não ficaram nem para o Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] e nem para a União e acabou vindo para o Estado. Vamos fazer um levantamento daquela ocupação para começar essa regularização, trazendo essas famílias para a regularidade, tanto fundiária como ambiental”, detalhou.

Para a prefeita de São João da Baliza, Luiza Maura, a parceria com o Governo é fundamental para o desenvolvimento da região. “O Governo é nosso parceiro desde o início da gestão. Além da regularização fundiária, também trabalha na melhoria das condições de estradas e vicinais. É uma parceria que vem dando muito certo e que tem nos ajudado a colher bons frutos”, declarou.

O presidente da Associação dos Produtores do Projeto Sabiá, Agostinho Oliveira, afirmou que as famílias que residem no local aguardam há 17 anos por esse momento. “É muito importante o que está sendo feito, pois passamos muito tempo sem o amparo do poder público. Mas nesta gestão temos observado que as coisas são diferentes. Nós já temos essa garantia de que vamos ter a nossa terra regularizada”, agradeceu.

O presidente da Câmara de Vereadores de São João da Baliza, Antônio Maia, ressaltou que a harmonia entre o Governo e a Prefeitura é fundamental para o desenvolvimento no município. “O Governo do Estado com toda a sua equipe está dando total apoio e prioridade para o atendimento dos produtores do município de Baliza. Quem sai ganhando é a população, são os produtores de Roraima”, declarou.