Inscrições para o Programa Jovem Senador seguem abertas até dia 18 de março

“Ser Jovem Parlamentar foi uma experiência muito importante para mim. Além de conhecer vários pontos turísticos de Brasília, consegui vivenciar o Senado Federal. Aprendi como funciona a construção de uma lei e outros processos legislativos”, relembrou Matheus Barbosa, ex-estudante da rede estadual de ensino e representante de Roraima no Programa Jovem Senador em 2019.

O Programa voltado para estudantes do Ensino Médio matriculados na rede pública de ensino, tem como objetivo proporcionar aos participantes, conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no país e estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

A seleção funciona por meio de um concurso de redação. Interessados têm até o dia 18 de março para se inscrever. O tema deste ano é “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. Leandra Barbosa Teixeira, coordenadora do programa na Seed (Secretaria de Educação e Desporto), faz um alerta aos estudantes e professores.

“Você, professor ou aluno que deseja concorrer a uma vaga de representante de Roraima neste concurso, não perca a oportunidade. Produza a redação e encaminhe para a Secretaria de Educação dentro do prazo de inscrição. Também estamos à disposição para esclarecimentos e orientações”, ressaltou.

O regulamento do concurso, assim como a folha de redação e a ficha de inscrição, podem ser consultadas através do site www.senado.leg.br/jovemsenador.

O Programa Senado Jovem Brasileiro conta com a parceria do MEC (Ministério da Educação) e do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e apoio das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Calendário 2022

A seleção do concurso ocorrerá em duas fases. Na primeira, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal escolherão as três melhores redações do Estado. Já na segunda, uma comissão julgadora irá escolher, dentre os finalistas estaduais, os 27 estudantes que serão eleitos jovem senadores ou senadoras.

De acordo com o calendário desta edição, a seleção dos finalistas no âmbito estadual ocorrerá no dia 18 de abril. Enquanto o anúncio das 27 melhores redações e da vencedora do concurso, acontecerá em maio, nos dias 6 e 11, respectivamente.