Policiais Civis participam de treinamento para atualização do Sistema Eletrônico de procedimentos

Policiais civis responsáveis pelo preenchimento de Boletins de Ocorrências nas unidades da Polícia Civil participam de um treinamento para utilização da Plataforma de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), instrumento da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp). A capacitação teve início nesta quarta-feira (9) e vai até sexta-feira (11), na sede da Univirr (Universidade Virtual), sendo coordenada pela Delegacia Geral de Polícia.

A ação é executada pelo Denarc (Departamento de Narcóticos) e DPE (Departamento de Polícia Especializado). De acordo com a diretora do Denarc, delegada Darlinda Moura Viana, o objetivo principal é capacitar agentes de Polícia e agentes carcerários de Polícia para o correto e minucioso preenchimento de Boletins de Ocorrência no Sistema PPE/ Sinesp, implantado no âmbito da Polícia Civil de Roraima no ano de 2015, para o registro de ocorrências e de 2017, para a instauração e movimentação de outros procedimentos.

A Polícia Civil vai realizar uma segunda etapa do treinamento, tendo como alvo escrivães e delegados de Polícia.

Além da delegada Darlinda Moura Viana, os escrivães Amauri de Oliveira Carvalho, Geovane Pimenta e Fernando Eiji Imagawa, são instrutores no treinamento.

A delegada esclarece que apesar do PPE ter sido implantado há anos em Roraima, há a necessidade de constante atualização.

“Manter os policiais atualizados nas mudanças que são implementadas pela Senasp no sistema é importante, para que possam sempre terem conhecimento do serviço que estão ofertando ao cidadão no momento do preenchimento do registro de um Boletim de Ocorrência ou de outros procedimentos. Isso melhora o atendimento ao público e o retorno nas investigações”, destacou.

Segundo o delegado geral, Eduardo Wayner, o sistema PPE é fornecido pelo Governo Federal por meio da Senasp e não traz custos ao governo estadual. Esclarece que o programa auxilia de forma intensa o combate ao crime, com estatísticas extraídas dos procedimentos realizados, fazendo com que a polícia adote estratégias personalizadas de acordo com cada região, visando diminuir a incidência dos mais diversos crimes.

Ainda segundo Wayner, o Governo de Roraima está alinhado com a política pública adotada pelo Ministério da Justiça, por meio da plataforma PPE e é importante que os policiais tenham conhecimento das constantes atualizações.

“O treinamento visa melhorar a qualidade dos dados que extraímos para fomentar as estatísticas e investigações. É um trabalho importante e estamos alinhados com as diretrizes determinadas pelo governador Antonio Denarium, uma política de mais agilidade e proteção ao cidadão, por meio das forças de Segurança”, disse.