Governo zera fila por exames de ecocardiograma no Hospital das Clínicas

Acabar com a demanda reprimida de pacientes que aguardam por um exame para realização de procedimentos cirúrgicos é uma prioridade para o Governo de Roraima. Por isso, a Sesau (Secretaria de Saúde), por meio do Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues, realizou um mutirão de ecocardiograma no mês de abril.

Os atendimentos foram feitos no ambulatório da unidade, no período de segunda a sexta-feira. Ao todo foram realizados 700 exames de ecocardiograma no mês de abril. Os exames são feitos pelos doutores Alison Siqueira, Alexandre Klipel, Hasan Syagha, Ricardo Carvalho e Wagner Tostes.

“Foi de suma importância o mutirão. Serviu para acabar com a demanda reprimida de muitos pacientes que aguardavam pelo exame. Com isso, aumentamos a assistência na saúde e melhoramos a qualidade de vida e tratamento do paciente. Tudo isso foi possível graças ao empenho do nosso governador Antonio Denarium, que trabalha incansavelmente para melhorar a cada dia a saúde do nosso Estado”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon

De acordo com o diretor do Hospital das Clínicas, Don Martins, o procedimento de ecocardiograma era uma das maiores demandas da área da cardiologia da unidade.

“Resolvemos realizar o mutirão de ecocardiografia, que era uma demanda grande da Sesau, pelos anos de pandemia que passamos e isso ocasionou o acúmulo de pacientes necessitando do exame e que estavam agendados até janeiro de 2023. Com o mutirão conseguimos puxar todos os pacientes que aguardavam pelo procedimento e zerar a fila de espera”, ressaltou.

Os exames de ecocardiograma são realizados por cardiologistas e têm duração de 30 a 40 minutos. Nesse cálculo, são somados o tempo do procedimento e a elaboração do laudo. São agendados através das Unidades Básicas de Saúde e na Clínica Médica Especializada Coronel Mota, após pedido do profissional cardiologista.

Para o motorista, Diones Batista dos Santos, de 45 anos, o atendimento foi rápido e ainda saiu com o resultado no mesmo dia.

“Eu estava sentindo fortes dores no peito, e na minha família já existem casos de infarto fulminante e isso me causou uma preocupação. Fiz a consulta com um cardiologista que solicitou um ecocardiograma e fui encaminhado ao Hospital das Clínicas, onde, graças ao mutirão foi tudo feio muito ágil e rápido. E já estou com consulta marcada com o cardiologista para avaliar o exame”, completou.

ECOCARDIOGRAMA

O ecocardiograma é um exame que utiliza ondas sonoras para produzir imagens do seu coração. Com o teste é possível que o médico avalie e identifique possíveis doenças cardíacas, além de ser fundamental para o planejamento terapêutico e prognóstico dela.

MAIS INVESTIMENTOS EM PROFISSIONAIS

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com 15 cardiologistas e contratou mais sete especialistas, por meio de Seletivo. Deste total, três são específicos de arritmologia, responsável pela realização do diagnóstico, prevenção e tratamento de pacientes com arritmia e colocações de marca-passo.

Escrito por Joselinda Lotas