Durante esta semana, o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está realizando o reordenamento da rede estadual de ensino para otimizar vagas e ampliar a capacidade de atendimento das escolas para o ano letivo de 2025.
As atividades do reordenamento encerram nesta sexta-feira, 25, em duas escolas-polo e abrangem 57 escolas de Boa Vista.
A previsão da rede estadual de ensino é receber 6.300 estudantes da rede municipal, nas turmas de 6° ano do Ensino Fundamental no ano que vem. Diante dessa e de outras demandas, técnicos do DEB (Departamento de Educação Básica) estão percorrendo todas as escolas da capital realizando estudos e planejamentos para reorganização da rede junto às equipes gestoras das unidades de ensino.
No reordenamento são verificadas as vagas a serem disponibilizadas por unidade escolar, aberturas de novas turmas, implantação de etapas de ensino, como a EJA (Educação de Jovens e Adultos), por exemplo, entre outras ações que visam a ampliação do acesso e a permanência do aluno na escola.
A secretária-adjunta de Gestão da Educação Básica, Raimunda Rodrigues considerou que, no processo de organização das redes estaduais de ensino, o Estado recebe das prefeituras todos os alunos para cursar o 6º ano.
“Temos séries iniciais apenas nas áreas indígenas, então é fundamental conhecer o quantitativo de alunos que estão concluindo o 5º ano e que serão integrados à rede estadual de ensino. Precisamos nos preparar para acolher esses alunos com cuidado e carinho, oferecendo uma matrícula próxima de suas residências, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.
As atividades do reordenamento encerram nesta sexta-feira, 24, em duas escolas-polo e contabiliza o reordenamento das 57 escolas da capital:
- Na Escola Estadual Voltaire Pinto, no bairro Silvio Leite (com a participação das escolas Coema Souto maior, Antônia Coelho de Lucena, Raimunda Nonato e colégios militarizados Tancredo Neves e Maria dos Prazeres Mota);
- No CEM Fernando Grangeiro (abrangendo a participação das escolas Jesus Nazareno e colégios militarizados Irmã Maria Teresa Parodi e Maria Nilce Brandão).
CALENDÁRIO DE 2025
Outra atividade que está em andamento na Secretaria de Educação e Desporto é a elaboração do Calendário Escolar 2025.
O documento norteador das escolas da rede define a quantidade de dias letivos por ano e a divisão dos bimestres escolares, respeitando a legislação educacional vigente e marcando períodos como férias escolares, planejamento de professores, jornada pedagógica, jogos escolares, entre outras atividades e datas importantes no âmbito educacional.
O calendário está sendo elaborado por uma comissão formada por membros representantes de setores e departamentos da Seed, CEE-RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima), Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima) e representantes de professores e estudantes.
O documento definitivo será finalizado na próxima reunião da comissão agendada para o dia 30 de outubro. Após concluído, será amplamente divulgado.
Fonte: Secom