Mais de 1,7 mil internos em Roraima começaram a fazer nesta terça-feira, 29, as provas do Encceja PPL (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade). O exame será aplicado até quarta-feira, 30, em seis unidades prisionais do Estado: Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), CPMBV (Cadeia Pública Masculina de Boa Vista), CPFBV (Cadeia Pública Feminina de Boa Vista), CPP (Centro de Progressão Penitenciária) e CABV (Casa do Albergado Professor Araceli Souto Maior).
Neste ano, 1.785 internos participarão do exame em Roraima – aumento de 236,5% em comparação a 2020. Iniciativa do MEC (Ministério da Educação), o Encceja busca incentivar a retomada dos estudos por jovens e adultos custodiados que não concluíram o ensino na idade adequada. O exame é composto de quatro provas objetivas nas seguintes áreas de conhecimento, ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias.
Os órgãos de administração prisional e socioeducativa indicaram, até o dia 2 de agosto, as unidades que aplicarão o exame, além do responsável pedagógico, a quem coube fazer as inscrições dos candidatos. As inscrições foram realizadas até o dia 9 de agosto. A divulgação dos gabaritos está prevista para o dia 28 de outubro e o resultado final será divulgado no dia 23 de dezembro.
O interno que conquistar a aprovação ganha a certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio e terá direito a remição de pena. A remição varia de acordo com o nível de aprovação alcançado. No Ensino Fundamental são 177 dias a menos de pena. Já no Ensino Médio são 133 dias a menos, conforme Resolução 391/2022 do Conselho Nacional de Justiça.
Sejuc preparou reeducandos para participar do Encceja PPL
A Sejuc (Secretaria da Justiça e Cidadania) realizou a entrega de apostilas preparatórias para exames aos internos inscritos. As apostilas foram cuidadosamente desenvolvidas para apoiar os internos na preparação para as provas. A ação foi realizada em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
“Nosso objetivo foi proporcionar a cada participante a chance de certificação, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que com dedicação e apoio, todos poderão alcançar excelentes resultados e construir uma nova trajetória para o futuro”, destacou a secretária-adjunta da Justiça e Cidadania de Roraima, Michelly Viau Fernandes.
Fonte: Secom