A Expoferr Show será mais uma vez o ponto de encontro dos negócios internacionais entre Brasil, Venezuela e Guiana, fortalecendo o mercado tri-fronteiriço, também abrindo novas oportunidades com a Caricom (Comunidade do Caribe). O evento será realizado de 5 a 9 de novembro, no Parque de Exposições Dandãezinho, zona Rural de Boa Vista.
A Arena do Comércio Exterior pretende aproximar ainda mais os países vizinhos em um ambiente estratégico, destacando o que há de melhor em tecnologia, inovação, gastronomia, cultura, turismo e produção local, numa vitrine para serviços e produtos originais, ampliando as possibilidades de parcerias e negócios.
Para o coordenador-técnico da Seadi, Eduardo Oestreicher, a participação internacional da Venezuela e Guiana na Expoferr Show representa um grande impulso para a economia de Roraima. "A Guiana tem experimentado um crescimento econômico significativo desde 2022, e observamos esse avanço de perto, oferecendo o apoio necessário para promover um desenvolvimento integrado com as ações institucionais e empresariais do nosso estado. Com a Expoferr Show, o Governo de Roraima espera firmar novas parcerias comerciais, com foco em sustentabilidade, indústria e turismo, fortalecendo ainda mais a economia regional”, destacou.
Sobre as relações comerciais com a Venezuela, Oestreicher enfatizou o avanço na área de turismo. “Já temos um forte intercâmbio turístico com a Venezuela, e as agências de Roraima vem atuando em parceria com o país vizinho, especialmente na região da Gran Sabana, oferecendo pacotes de viagem completos”, ressaltou.
Para o secretário de Estado de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Marcio Grangeiro, a Expoferr Show é uma vitrine estratégica na globalização, permitindo que empresas e países vizinhos ampliem seus mercados além das fronteiras, promovendo o intercâmbio de bens, serviços, tecnologias e capital.
“Os negócios internacionais são essenciais para o desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico das nações. Esses fatores mostram como o ambiente internacional oferece oportunidades de crescimento e inovação, ao mesmo tempo que exige adaptação e entendimento das dinâmicas globais”, concluiu o titular da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação.
Na Expoferr Show, a Arena do Comércio Exterior estará integrada à tenda do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que contará ainda com a participação da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), além dos balcões da Câmara de Comércio Brasil-Guiana e da Câmara Venezuelana Brasileira de Comércio e Indústria em Roraima.
O EVENTO
A 43ª Expoferr Show tem como meta para 2024 é superar os R$ 600 milhões de negócios movimentados no ano passado. Ao todo, mais de 93 mil m² de infraestrutura serão montados no Dandãezinho, possibilitando a geração de negócios, empregos diretos e indiretos, além da presença média de 70 mil visitantes por dia.
O evento contará com shows e apresentações artísticas regionais e nacionais, leilões, rodeios, exposição de máquinas, produtos e tecnologia, oportunidades de negócios, ampla área de alimentação e lazer, estrutura segura e conforto, esportes do campo e muita gente bonita.
Fonte: Secom