Segue até o dia 16 de novembro o XI Festejo do Peixe, realizado na Comunidade Indígena Vista Nova, na região do Baixo São Marcos, a 70 km da capital Boa Vista.
O tradicional festejo da comunidade celebra uma das principais fontes de renda da região, reunindo atividades esportivas, culturais e pedagógicas, integrando todas as comunidades e 13 escolas indígenas da região.
Criado em 2012, um dos objetivos é fomentar o esporte e a cultura tradicional indígena de Roraima, envolvendo a dança, a comida e a língua. Laiana Santos, gestora da Escola Estadual Indígena Davi de Souza, anfitriã do evento, falou um pouco sobre a importância do festejo:
“O Festejo do Peixe é de extrema importância para a escola e para a comunidade porque já é um projeto consolidado em termos pedagógicos, quero enfatizar isso. Foi trabalhado previamente junto com os alunos todo o preparo para as modalidades. Vai ser possível verificar no local toda a arte indígena produzida por professores e alunos, além disso vamos receber alunos de outras instituições para essas trocas interculturais”, disse.
Programação
A abertura oficial do festejo será às 8h, com um momento cívico. Em seguida, começam os jogos, com disputas nas modalidades de atletismo e arco e flecha. A equipe do Instituto do Desporto de Roraima da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) prestará todo o apoio de arbitragem nas competições de atletismo.
A UERR (Universidade Estadual de Roraima) também está apoiando o evento, com equipes envolvidas na arbitragem da modalidade de arco e flecha e com a presença de estudantes do curso de Licenciatura em História em uma aula de campo.
Outra modalidade que começa a ser disputada na quarta-feira, 13, é o futsal do lavrado. Na quinta-feira, 14, iniciam as disputas de futebol society e também haverá futebol de campo. As disputas esportivas são destinadas aos estudantes da região, mas também há competições voltadas aos servidores.
Noite Cultural
Na quinta-feira, 14, à noite, está programada a ‘Noite Cultural’, com desfiles para escolha da princesa e do príncipe, guerreiro e guerreira, servidor intercultural, e ainda haverá uma ‘Mostra Culinária’ com gastronomia indígena e apresentações de músicas regionais realizadas por professores e estudantes.
Na sexta-feira, 15, acontecerão as premiações das competições esportivas e também a do pescador que mais conseguiu pescar durante o festejo.
Fonte: Secom