O Governo de Roraima, por meio da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), promove entre os dias 18 de novembro e 13 de dezembro, o I Curso de Motociclista e Batedor da Polícia Penal de Roraima. O treinamento é histórico, uma vez que será o primeiro curso oficial organizado por uma polícia penal no Brasil.
A qualificação visa aprimorar o conhecimento dos alunos para realizar escolta em forma de comboio de autoridades ou de presos de alta periculosidade, para garantir o melhor fluxo do trânsito. O treinamento será iniciado na sede da Sejuc.
Devem participar do curso 30 alunos oriundos da Polícia Penal de Roraima e de forças coirmãs de segurança, como a BABV (Base Aérea de Boa Vista), a Polícia do Exército, a GCM-BV (Guarda Civil Municipal de Boa Vista) e a SMTRAN (Superintendência Municipal de Trânsito). A carga horária é de 230 horas.
O governador Antonio Denarium ressaltou o pioneirismo do governo em desenvolver o trabalho da Polícia Penal, tornando-a referência para todo o Brasil e para a sociedade roraimense.
“Roraima foi pioneiro quando profissionalizou e formou a primeira turma de policiais penais do Brasil, em novembro de 2021. Hoje, quase três anos depois, saímos na frente novamente ao realizar a primeira qualificação promovida por uma Polícia Penal no Brasil. Isso mostra o quanto o nosso Estado tem se tornado referência no sistema prisional”, avaliou.
O secretário de Justiça e Cidadania, Hércules Pereira, ressaltou que foram abertas vagas para policiais penais de outros estados e da Polícia Penal Federal, ampliando o alcance do curso de formação.
“A Polícia Penal de Roraima começou, no ano passado, a operar com motocicletas, e agora estamos realizando o primeiro curso com destaque em âmbito nacional. Aproveito para agradecer ao nosso governador Antonio Denarium por todas as melhorias e investimentos que o Governo do Estado tem feito em benefício da Polícia Penal do nosso Estado”, frisou.
O curso contará com 15 instrutores oriundos do Exército, da Guarda Civil Municipal, da Polícia Penal, do Giro (Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva da Polícia Militar de Roraima) e demais forças de segurança pública do Estado.
Serão ministradas cerca de 10 disciplinas, abordando assuntos como patrulhamento, abordagem policial, técnica de escolta, pilotagem de alto risco, armamento e tiro.
Fonte: Secom