A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 3, o edital do Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Profissionais da Educação Escolar Indígena. A iniciativa busca atender as necessidades das escolas indígenas da rede pública estadual em 2025 e formar cadastro reserva.
O objetivo é assegurar que os alunos das comunidades indígenas tenham acesso a um ensino de qualidade, respeitando sua cultura, língua e especificidades. A presidente da comissão estadual de processos seletivos da Seed, Rosalete Saldanha, reforçou a transparência e a relevância do processo seletivo:
“Estamos promovendo transparência neste processo seletivo, construído em parceria com profissionais da área da educação indígena, que também integram a comissão organizadora. Convido os candidatos interessados a lerem atentamente o edital para evitar perder prazos e orientações. Esta é uma oportunidade para abrir novos campos de trabalho nas comunidades”, explicou.
O edital prevê a contratação de 950 profissionais para diferentes funções, com foco em garantir a qualidade da educação escolar indígena. Serão contratados professores para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, além de profissionais bilíngues e cuidadores de alunos.
Critérios e requisitos para participação
Entre os requisitos para se candidatar estão: ser indígena brasileiro, com comprovação de pertencimento étnico; apresentar carta de apoio da comunidade assinada pelo tuxaua, ter escolaridade compatível com o cargo pretendido, incluindo licenciatura ou formação equivalente, dependendo da função; ser bilíngue para algumas funções específicas, como nas comunidades Yanomami e Ingarikó. Além disso, haverá avaliação de títulos, tempo de serviço, e, para algumas vagas, provas de oralidade e escrita em língua indígena.
Vagas e prioridades
As oportunidades estão distribuídas entre diversas comunidades e áreas de ensino, com foco em regiões de maior necessidade. 10% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência, desde que a condição não seja incompatível com as funções do cargo.
Os candidatos aprovados deverão atuar nas escolas indígenas localizadas em suas respectivas comunidades. Em casos excepcionais, poderão ser alocados em outros municípios, conforme o interesse da administração pública.
Inscrições poderão ser realizadas online e presencialmente
As inscrições estarão disponíveis online, pelo site oficial do processo seletivo entre 6 e 14 de dezembro. Os candidatos deverão acompanhar todas as publicações referentes ao certame no Diário Oficial do Estado e também pelo site.
As inscrições também ocorrerão presencialmente, porém será entre os dias 9 e 13 de dezembro, das 8h às 17h no auditório do Ceforr (Centro Estadual de Educação dos Profissionais da Educação de Roraima) que fica localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, nº. 668, bairro Calungá.
Com vigência prevista de 1º de janeiro a 30 de dezembro de 2025, o contrato temporário permitirá que as escolas indígenas de Roraima avancem em sua missão de educar com respeito às culturas locais e às diretrizes nacionais de ensino.
Todas as informações sobre o seletivo estarão disponíveis no mural do Deei (Departamento de Educação Escolar Indígena), que fica localizado na Avenida Silvio Botelho, nº 529, centro, no site oficial do processo seletivo, no Diário Oficial do Estado (www.imprensaoficial.rr.gov.br) e no link.
Fonte: Secom