Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 12, no Palácio Senador Hélio Campos, o governador Antonio Denarium anunciou que o IPVA 2025, poderá ser parcelado em até 6 vezes. O anúncio foi feito ao lado do secretário estadual da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, e do auditor fiscal de tributos estaduais, Fabrício Tanajura.
Desde 2024, quem paga o imposto à vista já conta com o desconto de 10%, e essa condição permanece para o ano de 2025 com pagamento até o dia 28 de fevereiro. O governador destacou as novidades para o IPVA de 2025, reforçando os benefícios tanto para os contribuintes, quanto para os municípios do Estado. Ele também ressaltou como a arrecadação do imposto é fundamental para investimentos em educação, saúde e infraestrutura, garantindo melhores serviços para a população roraimense.
“A partir de 2025 o imposto poderá ser parcelado em até seis vezes. Quem optar pelo pagamento em parcela única, terá um desconto de 10%, com prazo até 28 de fevereiro de 2025. Lembrando que o IPVA é um grande contribuinte para os municípios, com 50% da arrecadação destinada às prefeituras, 25% para a educação e 12% para a saúde. Essa é uma forma também de garantir vias de melhor qualidade, proporcionando mais conforto e segurança para quem transita em Boa Vista e nas cidades do interior. Contamos com o apoio de todos para manter os pagamentos em dia”, anunciou o governador.
O Governo de Roraima planejou a mudança pensando na comodidade e no bolso do contribuinte, já que o orçamento após o período de final de ano (que acompanha gastos extras por conta das festividades como Natal, Ano Novo e volta às aulas) costuma ficar mais comprometido.
“Essa é mais uma determinação do governador, trazendo essa novidade para o IPVA a partir de 2025. Além desconto à vista, agora é possível parcelar o imposto em até seis vezes, a partir de janeiro, oferecendo mais flexibilidade e facilidades para os proprietários de veículos no Estado”, explicou Freitas.
Até 2024, os contribuintes tinham a possibilidade de parcelar o IPVA em até três vezes. A partir de 2025, o Governo do Estado amplia esse benefício, permitindo o pagamento em até seis parcelas, para facilitar o planejamento financeiro da população.
“Essa mudança busca dar mais fôlego financeiro à população, ajudando os proprietários de veículos a diluir suas despesas ao longo do ano, facilitando o planejamento e o equilíbrio do orçamento familiar. É uma medida que demonstra a preocupação do Governo em oferecer soluções que atendam às necessidades dos cidadãos”, explicou Fabrício Tanajura.
Fonte: Secom