O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima (Ipem-RR) deu início nesta segunda-feira, 6 de janeiro, à Operação “Aula Segura”, com o objetivo de fiscalizar materiais escolares em Boa Vista. A ação, que segue até sexta-feira, 10, abrange 30 estabelecimentos comerciais, como livrarias, papelarias, supermercados e lojas de variedades, visando assegurar que os produtos atendam aos padrões estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A operação busca coibir a venda de materiais escolares fora das normas regulamentadas pelo Inmetro, protegendo os consumidores e promovendo o uso de itens seguros por crianças e adolescentes.
A presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, destacou que a iniciativa segue um movimento nacional coordenado pelo Inmetro, reforçando a importância de materiais certificados:
“Alguns itens de material escolar precisam ter o selo de conformidade do Inmetro. Esse selo indica que o produto passou por testes laboratoriais e está apto para uso e consumo, obedecendo todas as portarias que regulamentam sua fabricação e comercialização”, explicou.
O gerente de Conformidades do Ipem-RR, Vitor Alves, enfatizou o papel das empresas e dos consumidores no controle de qualidade:
“Quando as empresas comercializam produtos dentro da conformidade, garantem segurança e qualidade ao consumidor. Por outro lado, os compradores devem verificar se os materiais escolares possuem o selo do Inmetro e denunciar irregularidades.”
No primeiro dia da operação, 60 fiscalizações foram realizadas em seis estabelecimentos da capital. Caso os consumidores identifiquem produtos irregulares, denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria do Ipem, pelo telefone (95) 98418-6602.
A ação reforça a importância de conscientizar a população sobre os riscos de materiais fora dos padrões. Escolher produtos certificados é uma medida que protege a saúde e a segurança de crianças e adolescentes, além de promover práticas comerciais adequadas.
SECOM RORAIMA
Texto: Ayan Ariel
Fotos: Neto Figueredo