Além disso, o parcelamento do IPVA foi ampliado de três para seis cotas iguais. Quem optar pelo pagamento em cota única até o dia 28 de fevereiro terá um desconto de 10%. Caso o contribuinte não aproveite esse desconto, poderá pagar o imposto em cota única sem desconto até 29 de agosto ou parcelar em até seis vezes, com a primeira parcela vencendo em 31 de março e a última em 29 de agosto.
O secretário estadual da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, reforçou os prazos e benefícios para os contribuintes. "A ampliação no número de cotas e o desconto para pagamento antecipado foram medidas pensadas para facilitar a regularização do imposto", destacou.
Segundo Tom Zé Albuquerque, chefe da Divisão de Arrecadação da Sefaz, o borderô para parcelamento estará disponível a partir de fevereiro. "Até lá, o foco será o pagamento em cota única com desconto de 10%. Após isso, disponibilizaremos as guias para quem optar pelo parcelamento", explicou.
O licenciamento anual, responsabilidade do Detran-RR, seguirá o mesmo formato unificado e deverá ser quitado em cota única até 31 de março de 2025, independentemente do final da placa do veículo.
Os contribuintes podem acessar o borderô nos sites da Sefaz ou do Detran-RR utilizando a placa e o Renavam do veículo. O pagamento pode ser realizado em cota única ou parcelado, conforme o calendário, em instituições financeiras credenciadas ou correspondentes bancários autorizados.
Dúvidas sobre o IPVA podem ser esclarecidas pelo e-mail da DIVAR (divar@sefaz.rr.gov.br) ou pelo telefone (95) 2121-9021.
SECOM RORAIMA
Jornalista: Gilvan Costa
Fotos: Ascom/Sefaz