Nesta sexta-feira, 17, a Defensoria Itinerante, em parceria com o Instituto de Identificação Odílio Cruz, realizará a entrega de certidões de registro civil e oferecerá o serviço de emissão de documentos de identidade. A ação acontecerá das 8h às 14h, na Câmara de Conciliação, localizada na Avenida Nossa Senhora da Consolata, 613, Centro.
Aproximadamente 40 assistidos, que solicitaram a segunda via de certidões durante os atendimentos da Carreta dos Direitos no bairro Cidade Satélite, em outubro de 2024, serão beneficiados. Além disso, será possível emitir a segunda via do RG estadual ou a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O coordenador da Defensoria Itinerante, Régis Braga, destacou o compromisso com a população ao oferecer serviços integrados.
“Fizemos contato com quem solicitou os documentos anteriormente e agendamos a entrega. Para aqueles interessados em emitir o RG, convidamos o Instituto de Identificação, evitando deslocamentos desnecessários. Assim, com as informações enviadas, os assistidos chegam prontos para resolver tudo em um só local,” explicou Braga.
Conforme a atendente do Instituto de Identificação, Joana Neves, o prazo para emissão varia de acordo com o tipo de documento:
Joana reforçou que a parceria entre os órgãos beneficia especialmente as populações mais vulneráveis.
“Além de emitir certidões de outros estados, o que ajuda muitas pessoas, a cooperação facilita nosso trabalho e melhora o atendimento ao cidadão. Essa ação fortalece ambas as instituições,” afirmou.
Gratuita na 1ª via. Documentos necessários:
Desde setembro de 2024, o Instituto de Identificação de Roraima emite a Carteira de Identidade Nacional, que substituirá gradualmente o RG estadual. Entre suas características estão:
Essa ação reforça o compromisso da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) e do Instituto de Identificação em oferecer serviços ágeis e humanizados à população.
ASCOM DPE/RR