(95) 99159-8088

NO AR

Radio Roraima

radiororaima.com.br

Serviços

MPRR realiza colóquio “Caminhos da Tolerância” para fortalecer o diálogo inter-religioso

Evento promove debate sobre respeito e diversidade entre diferentes crenças em Roraima

Publicada em 31/01/25 às 10:05h - 23 visualizações

por Elias Venâncio


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Ascom/MPRR)

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), realizou nesta quarta-feira (29) o colóquio inter-religioso “Caminhos da Tolerância”, um evento voltado à promoção do diálogo e do respeito entre diferentes crenças.

A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Atuação Especial de Vítimas, Minorias e Direitos Humanos (GAEVI-MDH) e reuniu representantes de diversas religiões para debater a importância da convivência harmônica entre as diferentes tradições religiosas. O encontro ocorreu no auditório da Reitoria da UFRR.

Representantes e discussões

Entre os participantes do evento estiveram Carlos Alberto de Souza Fournier Filho, presidente da Federação de Umbanda, Ameríndios e Culto Afro-Brasileiro; Pai de Santo Tatá Bokulé; Pastora Elizângela da Silva Barboza Ramos, da Igreja Evangélica Betesda de Roraima; Emerson Silva de Araújo, vice-presidente da Federação Espírita Roraimense; Padre Revislande dos Santos Araújo, da Paróquia Nossa Senhora da Consolata; e Roosevelth Matos, representante da Comunidade Budista.

O colóquio foi mediado pelo coordenador do GAEVI-MDH, Promotor de Justiça André Paulo dos Santos Pereira, e acompanhado pelos Promotores de Justiça Lucimara Campaner, Valdir Aparecido de Oliveira e Márcio Rosa. Durante a atividade, cada convidado teve dez minutos para falar sobre sua fé e ressaltar a importância do respeito mútuo entre as religiões. Ao final, o público presente pôde interagir com perguntas.

Reflexões sobre tolerância e conhecimento

A professora de pedagogia Vanessa Lamazon, presente no evento, destacou que a informação é essencial para a construção da tolerância religiosa.

“É fundamental que a sociedade discuta esse tema. Hoje, o Ministério Público proporcionou esse espaço de conhecimento, pois é por meio da consciência e do aprendizado que passamos a entender e respeitar as crenças dos outros”, afirmou.

O estudante de Direito Vitor Pontes reforçou a relevância do debate como instrumento para a harmonia social.

“Onde há mais de uma pessoa, necessariamente nasce o direito. Precisamos abordar esses temas delicados para aprimorar nossos princípios antropológicos e sociais”, declarou.

Compromisso com a cultura da paz

Encerrando o colóquio, o Promotor de Justiça André Paulo dos Santos Pereira enfatizou que o evento cumpriu seu papel ao reforçar a importância da diversidade religiosa na construção de uma sociedade mais pacífica e tolerante.

“Precisamos difundir a necessidade da coexistência pacífica, pois a intolerância muitas vezes surge da ignorância. O conhecimento é a melhor ferramenta para transformar essa realidade e consolidar uma cultura de paz”, concluiu.

Jornalista: Elias Venâncio
Fotografia: Ascom/MPRR




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2025 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!