A
PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do IIOC (Instituto de Identificação
Odílio Cruz), está ampliando o acesso à nova CIN (Carteira de Identidade
Nacional) com três ações itinerantes ao longo desta semana. O objetivo é levar
o serviço até as comunidades que enfrentam dificuldades de deslocamento para
obter a documentação oficial.
Duas
equipes estão atuando nas comunidades indígenas Vista Alegre e Lago Grande, na
zona rural de Boa Vista, garantindo atendimento acessível à população indígena.
Além
disso, uma terceira frente de atendimento está sendo realizada na carreta da
Defensoria Pública do Estado, no bairro Raiar do Sol, facilitando a emissão do
documento para os moradores da capital.
O
atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 16h, com a expectativa de
realizar cerca de 750 emissões da nova carteira de identidade nacional ao longo
da semana, em uma média de 250 atendimentos em cada ação.
O
diretor do Instituto de Identificação, Hênio Andrade, reforçou a importância da
iniciativa.
“Nosso
objetivo é garantir que todos tenham acesso a esse documento essencial. A nova
CIN substitui gradualmente o RG estadual e padroniza a identificação em todo o
país, proporcionando mais segurança e praticidade”, destacou.
A
Polícia Civil orienta a população a levar os documentos necessários para a
emissão da CIN e reforça a importância de aproveitar as ações itinerantes para
garantir o documento oficial.
Documentos
necessários para emissão da carteira identidade nacional
O
agendamento é realizado pelo site da Polícia Civil do Estado de Roraima (policiacivil.rr.gov.br).
São obrigatórios os seguintes documentos:
- Certidão de
Nascimento ou Casamento, em caso de dúvida sobre a autenticidade da certidão,
poderá ser exigido por este órgão, certidão expedida nos últimos seis meses
(Decreto 10.977/2022);
- Brasileiro
naturalizado deve apresentar o certificado de Naturalização.
Documentos
opcionais para inclusão na Identidade Nacional:
- Certidão de nascimento e/ou casamento;
- DIN (Documento Nacional de Identificação);
- NIT (Número de Identificação do Trabalhador)
- PIS/Pasep/NIS
- Carteira Nacional de Saúde do SUS;
- Título de Eleitor;
- Carteira de Trabalho;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Certificado Militar;
- Carteira Profissional (conselhos e órgãos
profissionais);
- Tipo sanguíneo e fator RH;
- Nome social (mediante requerimento escrito e
assinado do interessado);
- Doador de órgãos em caso de morte;
- Condições especificas de saúde.
Fonte: Secom