Para assegurar que os direitos das crianças e adolescentes em Roraima sejam devidamente protegidos e respeitados, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Boa Vista, realiza esta semana um programa de capacitação abrangente, com duração de 40 horas semanais, destinado aos 60 servidores do CMDCA. O evento ocorre de 23 a 27 de outubro, com sessões das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Rua Floriano Peixoto, 402, Centro.
Durante esse programa de capacitação, serão discutidas e estudadas as leis relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes, bem como a melhor abordagem para lidar com esses grupos. Segundo Sheyla Santana, superintendente de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) e membro da comissão eleitoral.
"Os conselheiros eleitos devem frequentar pelo menos 75% do evento; caso contrário, serão automaticamente substituídos pelos suplentes. Vamos abordar leis contemporâneas, como a Lei da Escuta Protegida, Lei Henry Borel, Estatuto da Criança e do Adolescente, e as funções do CMDCA na sociedade. Queremos que eles estejam bem preparados e aptos a lidar com essas pessoas de forma cuidadosa e empática, como deve ser."
O secretário adjunto de Gestão Social, Gabriel Santos, enfatiza a importância dessa capacitação como uma etapa fundamental do processo: "O objetivo da capacitação é aprimorar o conhecimento técnico dos conselheiros tutelares. Portanto, é fundamental que todos participem ativamente e aprofundem seu entendimento sobre os direitos das crianças e adolescentes do nosso Estado, de modo a exercerem sua função de maneira eficaz."