Os resultados do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023, divulgados pela Brasil Júnior, colocaram a Universidade Federal de Roraima (UFRR) em evidência, ocupando a 59ª posição entre as instituições mais empreendedoras do Brasil.
Esse estudo minucioso analisa mais de 100 instituições de ensino superior em todo o país, considerando seis critérios-chave: inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização. Com a participação de mais de 34 mil estudantes, a avaliação destaca não apenas as instituições de destaque, mas também serve como um guia inspirador para que outras universidades adotem práticas inovadoras.
Pedro Casé, Presidente Executivo da Brasil Júnior, ressaltou: “O IES Empreendedores destaca casos e iniciativas inovadoras, fortalecendo o empreendedorismo e impulsionando a extensão universitária. Esse ranking não apenas reconhece as instituições, mas também inspira outras a seguir os passos e adotar as melhores práticas que o Brasil está desenvolvendo nesse contexto”.
Desde 2016, a Brasil Júnior realiza o Ranking de Universidades Empreendedoras a cada dois anos, contribuindo para aprimorar a vivência acadêmica e a qualidade do ensino superior no país.
“Nós acreditamos no potencial da juventude para liderar a transformação do nosso país, reconhecendo a educação como um elemento-chave. Com este estudo, buscamos ampliar o entendimento sobre o ensino superior no Brasil, dando voz aos jovens que desejam participar ativamente dessas mudanças”, explicou Rafaella Nascimento, Líder de Educação Superior na Brasil Júnior e a primeira mulher a coordenar o ranking de universidades empreendedoras.