O Estado de Roraima tem apresentado uma trajetória positiva na geração de empregos formais. Um levantamento feito pela Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento) confirma o crescimento contínuo desde 2019.
Os dados compilados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) demonstram uma recuperação em relação ao cenário de quedas apresentado em 2018, quando o Roraima encerrou o ano com saldo negativo na criação de postos de trabalho com carteira assinada.
O estudo também revela que, no acumulado dos últimos cinco anos (janeiro de 2019 a outubro de 2023), o Estado gerou 23.239 novos empregos, apresentando um crescimento acentuado, somando uma elevação de 43,1% em relação ao total de estoque de trabalhadores, sendo nesse período, a unidade da Federação com o maior crescimento proporcional de empregos formais.
“Os números comprovam o crescimento econômico de Roraima. Desde o início da nossa gestão, uma das maiores bandeiras é a geração de emprego e riqueza para os roraimenses. O saldo de empregos com carteira assinada gerados até o momento é maior do que a soma dos 11 anos anteriores ao nosso governo”, destacou o governador Antonio Denarium.
Ainda de acordo com a análise, o setor de Serviços se destaca como o segmento que mais criou empregos formais no acumulado dos últimos cinco anos, gerando a metade do total de postos de trabalho criados no período. Ao todo, foram criadas 11.734 novas vagas. Logo em seguida, aparece o Comércio, com a participação de 31%, que soma 7.245 empregos.
Ações e políticas públicas do Governo de Roraima resultam em números positivos do Estado
Para o secretário da Seplan, Rafael Fraia, os resultados expressivos na contratação de pessoas refletem o engajamento do Governo de Roraima em impulsionar o desenvolvimento, a geração de empregos e, consequentemente, a economia.
"Esse avanço é reflexo de diversas ações governamentais para criar um ambiente favorável a novos negócios, além de promover o desenvolvimento econômico, com foco na qualidade de vida e bem-estar da população”, frisou o secretário.
Os números positivos também refletem na vida de muitos roraimenses que conquistaram a tão esperada oportunidade de trabalho com a carteira assinada.
A designer gráfica Yasmim Huana, de 20 anos, faz parte dos mais de 23 mil novos empregados no Estado. Ela expressa emoção ao falar de sua primeira contratação em uma empresa de artigos de festas.
“Me sinto agraciada pela oportunidade, porque sei que quando estamos iniciando, é difícil apostarem em quem não tem tanta experiência. E eu só tenho a agradecer pelo meu primeiro emprego, pois fui selecionada entre muita gente. Estou desempenhando meu papel na área que eu amo, além de conquistar a minha segurança financeira”, disse.