Produtores rurais da agricultura familiar e membros de associações de produtores e cooperativas de Mucajaí se reuniram na manhã desta terça-feira (19 de dezembro), na Escola Padre Monticoni, para fazer a criação da Central das Organizações Rurais daquele município.
A entidade terá o objetivo de defender os direitos dos trabalhadores do campo e lutar por melhores condições de produção. A reunião de fundação da nova entidade foi convocada por meio de edital publicado no dia 1 de dezembro.
De acordo com Claudenor Claudius, um dos articuladores da criação da Central das Organizações Rurais de Mucajaí, a ideia de aglutinar representantes e integrantes de sindicatos, associações, cooperativas agrícolas e colônias de pescadores tem o objetivo de fortalecer a luta desses trabalhadores por melhores condições de vida no campo.
Claudios disse que a nova entidade vai lutar para melhorar as condições de produção, escoamento e comercialização dos produtos.
Até o fechamento desta matéria, os fundadores da entidade ainda estavam debatendo pontos relativo ao estatuto da Central de produtores rurais.
Claudenor Claudius disse que a reunião de fundação foi o primeiro passo na construção de uma entidade forte que possa dialogar com as autoridades constituídas no sentido de conseguir melhorias para os trabalhadores da agricultura e da pesca no município.
“A Cetral das Organizações reúne os dirigentes das entidades associativistas, associações, cooperativas e outras entidades para buscar os direitos também dos trabalhadores de um modo geral. O objetivo é abrir um canal de diálogo entre os dirigentes de cooperativas e associações e os representantes dos poderes constituídos de modo a debater e conseguir melhores condições de vida e de produção para o homem do campo”, disse.