A transição da TV analógica para a digital atingiu seu ápice com o encerramento das transmissões analógicas de TV aberta em 2.933 cidades brasileiras, marcando o fechamento da segunda etapa desse processo no último dia 15 de dezembro. Essa ação, parte do Programa Digitaliza Brasil, universalizou o sinal de TV digital, beneficiando mais de 31,2 milhões de brasileiros com transmissões de maior qualidade.
O Programa Digitaliza Brasil desempenhou um papel crucial ao instalar a infraestrutura necessária para a transmissão digital, priorizando especialmente os municípios sem sinais digitais operacionais. Ao longo dos últimos dois anos, a iniciativa elevou a capacidade técnica de 1.563 municípios. O desligamento analógico, abrangendo 2.933 cidades, agora proporciona sinais digitais de TV aberta com melhor qualidade de som e imagem.
Por outro lado, a Portaria nº11.476, emitida em 8 de dezembro, estendeu o prazo até junho de 2025 para 1.265 cidades que ainda não finalizaram completamente a transição para a TV digital, especialmente aquelas com canais digitais pendentes de consignação. Essa extensão busca garantir uma transição suave para o sinal digital em municípios menores.
O Programa Digitaliza Brasil, iniciado em maio de 2021 e consolidado em junho de 2023, estabeleceu as diretrizes para a transição para a TV digital no Brasil, dividida em duas fases. A primeira etapa, entre 2016 e 2018, liberou a faixa de 700 MHz, permitindo o avanço do 4G, e digitalizou 1.379 municípios, incluindo todas as capitais, alcançando cerca de 60% da população brasileira.
A TV Digital terrestre, um serviço gratuito, oferece qualidade superior e a capacidade de recepção em dispositivos móveis. Com 4.191 municípios ainda por migrar, o Digitaliza Brasil é um esforço conjunto do setor de radiodifusão, telecomunicações e governo, com a primeira fase viabilizada pela venda da faixa de 700 MHz, assegurando infraestrutura e kits de recepção para famílias de baixa renda.