Uma equipe do Deei (Departamento de Educação Escolar Indígena) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) esteve no município de São João da Baliza, em visita à Comunidade Indígena Anauá, onde reside o povo Wai-Wai. Na região está localizada a Escola Estadual Indígena Anauá.
O objetivo principal da visita foi realizar levantamentos e análise de área para a construção de uma nova escola do Estado na comunidade, que hoje atende improvisadamente cerca de 80 alunos da região.
Atualmente Roraima possui 266 escolas estaduais indígenas. Destas, oito foram reformadas ou revitalizadas e 10 estão com obras em andamento.
O diretor do Deei, professor Leonardo Pereira, disse que o diálogo com as lideranças indígenas é importante para uma educação de qualidade, e que os engenheiros responsáveis pela obra fariam um trabalho orgânico e de responsabilidade que impacta diretamente na preservação da cultura local.
“Nós estivemos na comunidade para socializar com a liderança local a construção de uma nova escola, em um novo local. A primeira edificação não é apropriada para ser escola. Os engenheiros realizaram a medição do terreno, além de um alojamento para a estada dos trabalhadores no período da construção do prédio”, disse o diretor.
Ainda segundo o diretor, a participação da equipe da Seed no local foi importante porque as ações poderão ser direcionadas para atender a realidade e a tradição da comunidade local.
A responsabilidade pela obra é da Seinf (Secretaria de Infraestrutura). Os engenheiros da empresa que fará a construção fizeram a nova medição do terreno da escola que terá, aproximadamente, 50 x 50 metros quadrados.
O engenheiro Elias Câmara enfatizou a necessidade de criar ambientes seguros e propícios ao aprendizado, respeitando a diversidade da região e a responsabilidade de se investir em infraestrutura nas comunidades indígenas.
“Agora nós vamos partir para a elaboração da planta baixa da escola para atender a todas as necessidades da comunidade, incluindo um espaço para atividades poliesportivas e vamos submeter para aprovação da Seed. Depois desse processo iniciaremos a mobilização para a construção da unidade”, explicou.
Os recursos da obra são próprios do Governo de Roraima. O valor será definido com base na elaboração da planta.
Visitas técnicas
Durante esta semana as equipes da Seed e Seinf realizaram visitas técnicas em escolas estaduais indígenas localizadas no município de Uiramutã. A ação também visa a reforma e ampliação de prédios escolares.
As escolas estaduais indígenas José Marcolino (Comunidade Contão), Nova Monte Moriá (Comunidade Monte Moriá II) e Pedro Barbosa (Comunidade Flexal).