A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta global para prevenir a disseminação do sarampo, ressaltando a importância da vacinação. Em Boa Vista, todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão prontas para atender a demanda, com estoques abastecidos da vacina Tríplice Viral, oferecendo proteção contra Sarampo, Rubéola e Caxumba.
A vacinação é destinada a todas as faixas etárias, sendo que pessoas de 1 a 29 anos devem receber duas doses, a primeira aos 12 meses e a segunda ao 15. Para aqueles com idade entre 30 e 59 anos, é administrada apenas uma dose, caso não tenham sido vacinados anteriormente. Profissionais da área de saúde, independente da idade, recebem duas doses da Tríplice Viral, com um intervalo de 30 dias entre as aplicações.
Paulo Rarres, diretor do Departamento de Epidemiologia, destaca a importância da imunização, mesmo com Boa Vista atualmente livre do sarampo. Ele enfatiza que, considerando a circulação do vírus em outros estados, manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental. O processo de vacinação é simples, bastando que o interessado leve o cartão de vacina e do SUS ou CPF a uma das unidades de saúde.
Gestantes, por sua vez, não podem receber a vacina Tríplice Viral durante a gravidez, mas o imunizante pode ser administrado no puerpério, no período pós-parto, para aquelas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.
Para facilitar o acesso, desde o ano passado, as salas de vacina das UBSs ampliaram seu horário de atendimento, funcionando em horário corrido, das 7h às 19h. Algumas unidades específicas, como Délio Tupinambá, Olenka Macellaro e Aygara Motta, nos bairros Nova Cidade, Caimbé e Cidade Satélite, respectivamente, estendem o atendimento até a meia-noite.