(95) 99159-8088

NO AR

Edição Especial

Com Eduardo Figueiredo

Brasil

STF suspende julgamento sobre marco temporal para demarcação de terras indígenas

Julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro André Mendonça

Publicada em 07/06/23 às 17:19h - 49 visualizações

por Radio Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento do processo que trata da legalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas  (Foto: Agência Brasil)
O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o julgamento do processo que trata da legalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas. A suspensão foi ocasionada por um pedido de vista do ministro André Mendonça. Pelas regras internas do STF, o caso deverá ser devolvido para julgamento em até 90 dias.

Antes da suspensão, o ministro Alexandre de Moraes votou contra a tese do marco temporal. Com seu voto, o placar do julgamento está em 2 a 1 contra o marco. Em 2021, antes da interrupção do julgamento, o ministro Edson Fachin votou contra a tese, e Nunes Marques se manifestou a favor.

No entendimento de Moraes, o reconhecimento da posse de terras indígenas independe da existência de um marco temporal baseado na promulgação da Constituição de 1988. Ele citou o caso específico julgado pelo STF para justificar a ilegalidade do marco e lembrou que os indígenas Xokleng abandonaram suas terras em Santa Catarina devido a conflitos que ocasionaram o assassinato de 244 deles, em 1930.

Contudo, Moraes votou para garantir aos proprietários que possuem títulos de propriedades localizadas em terras indígenas o direito de indenização integral para desapropriação. Para ele, existem casos de pessoas que agiram de boa-fé e não tinham conhecimento sobre a existência de indígenas onde habitam.

No julgamento, os ministros discutem o chamado marco temporal. Pela tese, defendida por proprietários de terras, os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988 ou que estavam em disputa judicial na época.

Chamada para Facebook: "STF suspende julgamento sobre marco temporal para demarcação de terras indígenas após pedido de vista do ministro André Mendonça. Saiba mais sobre o caso e seus desdobramentos. #STF #TerrasIndígenas #MarcoTemporal"



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!