(95) 99159-8088

NO AR

Edição Especial

Com Eduardo Figueiredo

Brasil

Polícia Federal celebra redução no garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami após mais de um mês sem alertas

Operação Libertação apresenta resultados positivos na luta contra atividades ilegais na região

Publicada em 20/06/23 às 15:55h - 42 visualizações

por Agência Brasil


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Polícia Federal trabalha para coibir garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Foto: Pixabay  (Foto: Pixa Bay)
A Polícia Federal (PF) divulgou nesta terça-feira (20) que a Terra Indígena Yanomami está há mais de 30 dias sem registros de alertas de garimpo ilegal. Essa marca representa um importante avanço na Operação Libertação, iniciada em fevereiro para combater o garimpo ilegal na região.

Segundo a PF, essa é a primeira vez, desde agosto de 2020, que não são observados alertas de garimpo ilegal por um período tão prolongado. As imagens capturadas pelos sistemas de satélites e processadas diariamente revelaram a ausência de novas áreas de exploração ilegal até a data final da pesquisa, em 8 de junho.

No ano passado, nos meses de abril e maio, foram identificados 538 alertas de garimpo ilegal na região. Porém, neste ano, houve uma redução drástica, com apenas 33 alertas no mesmo período. A PF ressalta que, a partir de agora, será dada ênfase à ocupação das áreas dentro da terra indígena para assegurar a normalização dos serviços básicos aos Yanomami.

Além disso, a PF intensificará ações pontuais nas áreas onde ainda há criminosos remanescentes, visando à prisão daqueles que se recusam a deixar voluntariamente a região. Atualmente, estão em andamento mais de 80 procedimentos investigativos relacionados a crimes diversos, como lavagem de dinheiro, mineração ilegal e tráfico de pessoas.

Esses esforços são cruciais para garantir a proteção dos Yanomami e a preservação desse importante território indígena, combatendo o garimpo ilegal e promovendo a justiça na região.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!