(95) 99159-8088

NO AR

Radio Roraima

radiororaima.com.br

Brasil

Concluída a construção de ponte de madeira em Normandia, beneficiando a trafegabilidade na região

Ponte sobre o igarapé Xumina é finalizada pelo Governo de Roraima e proporciona acesso seguro às comunidades locais

Publicada em 20/06/23 às 16:56h - 89 visualizações

por Secom/Governo de Roraima


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Nova ponte de madeira sobre o igarapé Xumina, em Normandia. Foto: Governo de Roraima  (Foto: Secom/Governo de Roraima)
O Governo de Roraima concluiu com sucesso os trabalhos de construção de uma ponte de madeira com 50 metros de extensão sobre o igarapé Xumina, localizada na vicinal Coqueirinho, no município de Normandia. A obra foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinf) e é de suma importância para a comunidade indígena Milagres.

A nova ponte atende aos atuais padrões exigidos pelos órgãos federais e pode suportar um peso total de até 8,2 toneladas por eixo. Com um investimento de R$ 650 mil de recursos próprios, o Governo de Roraima concluiu a obra em um período de três meses.

Essa ponte desempenha um papel crucial como rota de acesso para os moradores das comunidades que trafegam pela vicinal Coqueirinho, conectando também os municípios de Boa Vista e Normandia. O governador de Roraima, Antonio Denarium, destacou a importância dessa infraestrutura.

"Estamos entregando uma ponte nova para os moradores dessa região. Apesar dos desafios enfrentados devido às chuvas nos últimos meses, conseguimos concluir a obra com sucesso nesta segunda quinzena de junho e entregamos essa nova infraestrutura para as comunidades locais. O Governo de Roraima tem trabalhado incansavelmente para recuperar toda a infraestrutura de pontes, já tendo construído, reconstruído ou realizado a manutenção em mais de 6.000 metros de obras nos últimos quatro anos", ressaltou Denarium.

O secretário adjunto da Seinf, o engenheiro civil Emerson de Paula, informou que essa é uma das maiores pontes da região e tem uma garantia de vida útil de pelo menos 15 anos.

"Essa ponte é muito antiga na região e há muitos anos não recebia nenhum tipo de intervenção por parte do Governo do Estado ou da prefeitura de Normandia. Atendendo à determinação do governador [Antonio Denarium], começamos a trabalhar nos pontos críticos em todos os municípios, e essa foi uma das pontes incluídas nas demandas. Agora, conseguimos reconstruir totalmente a ponte que está na região do Coqueirinho. Portanto, a população possui uma ponte segura para transitar, e a vicinal também passou por serviços de recuperação e está em bom estado de trafegabilidade", explicou o secretário adjunto.

Próximo à ponte está localizada a Escola Municipal Indígena Alzira Viana Lima, que atualmente atende 23 alunos indígenas da etnia Macuxi, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

Nario Alves de Lima, agricultor de 62 anos e morador da comunidade, relata que a situação precária da ponte colocava em risco a vida das crianças. No entanto, ele afirma que a nova ponte agora oferece total segurança às famílias da região.

"Antes da construção da ponte, atravessávamos o igarapé de barco, em dois barcos, um nosso e outro da prefeitura, como estávamos aqui. Vocês podem ver o igarapé correndo. Atravessávamos de dia e de noite, utilizando uma corda para passar por cima, segurando. Era uma situação difícil. Mas, graças a Deus, a construção da ponte chegou o mais rápido possível e resolveu o problema. Agora, temos uma ponte segura em nossa região, e nossa estrada também foi arrumada. Estamos ag




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(95) 99159-8088

Copyright (c) 2024 - Radio Roraima
Converse conosco pelo Whatsapp!