Durante a cerimônia de sanção do novo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), realizada no Palácio do Planalto em Brasília nesta quinta-feira (13), a deputada federal Helena Lima (MDB) ressaltou os benefícios trazidos pela nova versão do programa, incluindo a redução das taxas de juros para os estados da Região Norte, com destaque para Roraima. Além disso, foi destacada a ampliação do acesso para diferentes faixas de renda e o aumento do subsídio para a aquisição de imóveis.
Helena Lima, uma das principais articuladoras do programa que beneficiará mais de 1 mil famílias em Roraima, assegurou que continuará trabalhando incansavelmente para obter mais unidades habitacionais no estado, buscando beneficiar um número ainda maior de pessoas.
"Estamos celebrando um marco importante deste projeto essencial em nosso país, que enfrenta tantas desigualdades. O acesso a uma moradia adequada é um direito básico que proporciona dignidade para as famílias. É a garantia de poder criar um lar em um ambiente seguro e adequado", enfatizou a deputada Helena Lima.
As melhorias nas condições gerais para a aquisição de imóveis foram anunciadas, com destaque para a redução das taxas de juros. Para as famílias com renda de até R$ 2 mil, as taxas foram reduzidas para 4% ao ano nas Regiões Norte e Nordeste, e para 4,25% nas demais regiões do país. O ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou que essa é a menor taxa de juros da história do programa Minha Casa, Minha Vida.
De acordo com informações do Ministério das Cidades, o programa já retomou a construção de mais de 17 mil casas e entregou mais de dez mil moradias, beneficiando aproximadamente 100 mil pessoas apenas neste ano.
*Com informações da Agência Brasil