O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) faz um apelo urgente aos doadores voluntários de sangue O+ e O-. Essas tipagens sanguíneas encontram-se em estoque crítico, comprometendo o atendimento aos pacientes que necessitam de transfusões nesse momento crucial.
"É de extrema importância que tenhamos bolsas de sangue O- e O+ para atender às demandas transfusionais durante esse período crítico. Nossos estoques estão baixos para essas duas tipagens", enfatizou Rejane Dias, assistente social do setor de Captação de Doadores da unidade.
Para ser um doador de sangue, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
Durante o processo de doação, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. Caso o doador seja menor de 18 anos, será necessário o consentimento formal dos pais ou responsável legal.
Os doadores que atendem a esses critérios serão cadastrados e passarão por uma entrevista e triagem. Não havendo nenhum impedimento, serão encaminhados para a sala de coleta, onde a doação de sangue será realizada em um procedimento rápido, com duração máxima de 10 minutos.
O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Para mais informações e agendamento de doação, entre em contato pelo telefone (95) 98404-9593. "Contamos com a generosidade dos doadores de sangue O+ e O-", reforçou Rejane. Sua doação pode fazer toda a diferença na vida de alguém!