Nesta semana, teve início o ano letivo para 190 estudantes ribeirinhos da Região do Baixo Rio Branco, em Rorainópolis. O Governo de Roraima mostrou seu compromisso com a educação ao contratar 22 novos professores, dos quais 16 foram selecionados através de um processo seletivo.
A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) desenvolve um modelo de ensino itinerante em sete comunidades ribeirinhas, no qual o professor permanece de forma contínua em uma comunidade até completar a carga horária anual de sua disciplina. Após essa etapa, o docente é transferido para outra comunidade, garantindo o acesso à educação em todas as localidades.
"É uma força tarefa importante realizada pela Seed considerando a necessidade de oferecer educação a todos os nossos alunos, independente da sua localidade. É um esforço grande também por parte dos professores, que muitas vezes deixam suas famílias para estarem presentes nessas comunidades, que só têm acesso aéreo ou fluvial", destacou Solange Mussato, assessora da Divisão de Fortalecimento do Currículo da Seed.
A Região do Baixo Rio Branco é composta por sete comunidades ribeirinhas, duas delas com professores fixos (Cachoeirinha e Caicubi) e outras cinco com professores itinerantes (Sacaí, Terra Preta, Canauaní, Remanso e Itaquera). São atendidos 150 estudantes do Ensino Fundamental e 40 do Ensino Médio, com todos os componentes curriculares exigidos em cada etapa de ensino.
O calendário escolar das comunidades com professores itinerantes é diferenciado, considerando que o ensino acontece de forma modular. O ano letivo iniciou no dia 19 de julho e seguirá até março de 2024 em seis comunidades. Apenas em Caicubi, o ano letivo começou em abril e encerrará em dezembro deste ano.
Uma das localidades atendidas é a Vila Santa Maria do Boiaçu, onde está localizada a Escola Estadual José Bonifácio, que atende estudantes de várias comunidades do Baixo Rio Branco. Em outubro de 2020, o Governo de Roraima reinaugurou a escola após serviços de revitalização, proporcionando melhores condições de ensino para os alunos, que contam agora com quatro salas de aula, biblioteca, laboratório de informática e secretaria escolar, além de novas carteiras e kits refeitórios.